Escola de Línguas

O Projecto “Reino das Línguas / Kingdom of Languages” tem como principal objectivo a constituição de uma Escola de Línguas, onde os alunos têm possibilidade de aprender um leque variado de línguas, nomeadamente, Inglês, Francês, Espanhol, Alemão e, também, Mandarim.

O presente projecto pretende oferecer às crianças e jovens a oportunidade de contactar com as línguas mais faladas na Europa e no resto do mundo.

A aposta do Real Colégio em proporcionar elevados níveis de desenvolvimento:

da língua inglesa — preparar os alunos para a realização dos exames de Cambridge ESOL (English for Speakers of Other Languages);

da língua espanhola — o nosso Colégio estabeleceu uma parceria com o Instituto Cervantes, mediante o qual o Instituto reconhece o Real Colégio de Portugal como Centro de Exames para obtenção dos Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE).

da língua alemã — tendo o Colégio estabelecido um protocolo com o Goethe Institut, possibilitando a realização do exame neste Instituto.

do Mandarim — celebrámos uma parceria com a Escola Chinesa de Lisboa, mediante a qual serão abertos cursos no nosso Colégio, ministrados por professores formados na língua e seguindo os seus programas pedagógicos, sendo estes cursos devidamente certificados pela Escola Chinesa de Lisboa.

Programa

Os alunos têm um módulo de 60 minutos a 90 minutos semanais em cada uma das línguas promovidas no Colégio.

Materiais

Forte utilização das TIC – utilização permanente dos materiais multimédia disponíveis no mercado para ensino/aprendizagem de línguas.

Avaliação

A avaliação é feita de dois modos: o modo formal, de acordo com o resultado de testes e exames; o modo informal, pela participação dos alunos nas festas e iniciativas internacionais/europeias que se desenvolvem no colégio.

Porquê?

Desde 2009 que a Europa e a Celebração de Europa é uma realidade no Real Colégio de Portugal. Todos os anos são levadas a cabo um conjunto de actividades com o objectivo de criar nos nossos alunos a consciência de que são pertença um grande grupo que se chama Europa, que são cidadãos deste espaço, com direitos, deveres e muitas oportunidades. Foi criado o Europe Royal Clube onde os nossos alunos têm acesso a todas as informações sobre países, organizações, moedas, etc.

A aprendizagem de línguas é um elemento determinante na formação das crianças e jovens e na sua preparação para novas aprendizagens que conduziram ao ingresso no mercado de trabalho, multicultural e global – onde as competências linguísticas são decisivas.