Quinta Pedagógica

Compreendendo alguma diversidade de ambientes e experiências pedagógicas o conceito de “quinta pedagógica” tem servido, em muitos países desenvolvidos, para qualificar recursos educativos que se fundam na natureza dos meios rurais e no desenvolvimento de atividades agrícolas. Nas nossas instalações os nossos alunos e alunas poderão ter a oportunidade de desfrutar de uma quinta pedagógica.

Ao longo dos anos as quintas pedagógicas têm vindo a assumir uma extrema importância, constituindo-se como uma resposta educativa das sociedades modernas, principalmente, em escolas localizadas em territórios urbanos e periurbanos.

Estas práticas educativas nestes espaços são bastantes comuns em países como a Noruega, o Reino Unido e os EUA que apresentam vários projetos desenvolvidos no âmbito da educação agroambiental e com excelentes resultados na formação dos alunos e alunas.

O termo “quinta pedagógica” é relativamente recente no nosso país e designa os espaços educativos que se destinam ao desenvolvimento de atividades agrícolas com objetivos pedagógicos expressos e adequados a um determinado público-alvo.

No Pré-Escolar e no 1.º Ciclo os nossos meninos e meninas deslocam-se, pelo menos, uma vez por semana à nossa quinta para poderem estar em contacto com os animais, com a natureza e realizarem atividades agrícolas com fins pedagógicos, criando um ambiente de partilha, interação e experiências propício ao desenvolvimento dos mais pequenos.

Na nossa quinta os nossos alunos têm a possibilidade de vivenciar um ambiente rural, de sair de uma localidade marcada pela agitação e pelo stress, para passarem a estar num lugar tranquilo, onde poderão ouvir os sons da natureza e descomprimir um pouco do seu dia-a-dia e das aulas.

A experiência interativa construída numa quinta pedagógica funda-se nas relações humanas e entre seres vivos, e por isso, estará muito dependente do equilíbrio dos três contextos: físico, pessoal e social. Só assim esta nossa aposta poderá dar frutos na educação e formação dos nossos alunos.