Escola Virtual 360.º

A Transformação Digital Começa agora!

De acordo com os objetivos definidos defendemos a partilha de experiência de outras instituições que também já deram este passo e acreditamos que a melhor solução de implementação é a que permita a todos os alunos e professores trabalharem com o mesmo modelo de equipamento ou, no mínimo, com o mesmo sistema operativo e preferencialmente com a mesma marca. A normalização do equipamento para todos em vez de soluções “bring your own device” tem comprovadamente benefícios pedagógicos de implementação, considerando que há aplicações específicas e torna-se importante os professores conhecerem o equipamento e o sistema operativo utilizado, estando inclusive prevista formação específica para o corpo docente do colégio. Adicionalmente fica simplificada a gestão da utilização em sala de aula / à distância e dos restantes processos tecnológicos e logísticos, nomeadamente relacionados com a assistência técnica e a possibilidade de empréstimo temporário aos alunos de equipamentos, geridos pela escola em eventuais avarias.

As vantagens deste projeto são inegáveis, começando pelas mais óbvias (ergonómicas, com a redução do peso das mochilas), passando pelas possibilidades que se abrem no que diz respeito à utilização de tecnologias educativas, com a maior motivação dos alunos e melhor preparação dos mesmos para o futuro, trabalhando-se os conteúdos dos programas curriculares e em simultâneo a cada vez mais importante literacia digital, tendo em conta o perfil traçado para o aluno do século XXI, e terminando na mais simples e otimizada transição entre o ensino presencial e o ensino online, sempre que se justificar ou em complemento.

Recomendamos a compra do tablet, um equipamento económico com a garantia de qualidade da Samsung e que deverá ser utilizado essencialmente para fins educativos, no entanto, apresentamos uma segunda opção que visa a redução dos custos totais, um Pacote que integrará apenas a Escola Virtual + Manuais Digitais (Pacote B ). No pacote B, que não é incluída a aquisição de equipamento, a capa de proteção personalizada e os outros serviços de apoio associados, é recomendável que o aluno utilize um tablet android recente, devidamente atualizado, com espaço em disco suficiente para instalação dos manuais digitais, com uma boa autonomia, que permita um trabalho contínuo durante várias horas diárias no Colégio e que seja, sublinhamos, preparado e utilizado essencialmente para fins educativos.

Pacote A

• Licença anual institucional da Escola Virtual;
  • Tablet Samsung Tab S6 Lite – Wi-fi
  • Manuais Digitais;
  • Capa de proteção do tablet*, personalizada para o Real Colégio de Portugal;
  • Apoio técnico da Samsung, com recolha e entrega do equipamentos adquiridos no colégio para eventuais reparações no centro de assistência técnica;
  • Tablets disponíveis para empréstimo temporário aos alunos, geridos pelo colégio, em eventuais dias sem acesso ao equipamento pessoal (enquanto aguardar, por exemplo, uma eventual reparação).

Pacote B

• Licença anual institucional da Escola Virtual;
  • Manuais Digitais (no caso dos da Areal Editores, Porto Editora e Raiz Editora incluirá o caderno de atividades digital) do Grupo Leya e da Santillana, do respetivo ano de escolaridade/curso.

Características Tablet:

•  2.Modelo Samsung Tab S6 Lite-Wifi;