Administração

Professor Doutor Manuel de Almeida Damásio

Professor Doutor Manuel de Almeida Damásio

Presidente do Conselho de Administração da Real Academia de Portugal

É sempre com muita alegria e entusiasmo que nos entregamos às tarefas preparatórias de mais um ano de atividade do Real Colégio de Portugal.

As gerações sucedem-se umas às outras; as crianças de hoje serão os adultos de amanhã; nesta etapa de crescimento corporal, espiritual e de acesso às tecnologias, os desafios são imensos e aparecem quando menos se espera.

O Real Colégio tudo fará para que os seus alunos sejam sempre vencedores, mesmo quando os perigos espreitam. O nosso método educativo visa o sucesso dos alunos pelo bom aproveitamento das qualidades, treino da força de vontade e aposta no desenvolvimento de um carácter forte e determinado.

Para se alcançarem estes objetivos é decisivo que haja uma relação dinâmica intensa entre educadores internos −os docentes− e os externos: os pais, a família e a Comunidade a que pertencem. O Real Colégio está ao serviço dos seus alunos, pais, toda a sua família, incluindo avós, tios e sobrinhos. E amigos.

Assim promovemos a cidadania integral e inclusiva. Ao longo da vida, mesmo nos momentos difíceis, os desafios serão vencidos pela força dos intervenientes diretos e indiretos acima mencionados.

Esta é resumidamente a maneira como encaramos o papel do Real Colégio: educar crianças integradas, à luz de Valores Humanos Fundamentais. Para que sejam bons cidadãos, respeitadores das leis e dos deveres socais na Comunidade de que são parte integrante, participativa e responsável.

A vida das nossas crianças, dos nossos alunos, dos nossos docentes, das nossas famílias é, por isso, uma bela e grande aventura que vale a pena viver com entusiasmo e ambição.

Um forte abraço para todos.

Dra. Teresa do Rosário Damásio

Dra. Teresa do Rosário Damásio

Membro do Conselho de Administração da Real Academia de Portugal e Administradora

Teresa Damásio é hoje uma líder incontornável na área da educação em Portugal e na lusofonia.

Teresa Damásio é Administradora do Real Colégio de Portugal, instituição de ensino não superior de referência Nacional, que ministra desde a Creche até ao Ensino Secundário.

Assume, igualmente, o cargo de Administradora do Grupo ENSINUS desde julho de 2016, que celebrou em 2017 o seu 50º aniversário e se assume como um dos maiores Grupos de Ensino de Língua Portuguesa no mundo, lidera organizações empresariais, inteiramente dedicadas à educação e ao ensino, desde a educação pré-escolar ao ensino superior, incluindo o ensino e a formação profissional, a consultoria e a investigação aplicada. Tem sobre a sua alçada as instituições ISG, o INETE, a Escola de Comércio de Lisboa e a Escola de Comércio do Porto, a EPET, a EPAR, o Externato Marquês de Pombal, o Externato Álvares Cabral e o Colégio de Alfragide, em Portugal, o IEG e o ISG em Moçambique, o IPT e o ISG na Guiné-Bissau.

Crente de que os desafios são para quem tem a coragem de os enfrentar, Teresa Damásio é também Presidente do Conselho de Administração da COFAC – sucursal da Guiné-Bissau, entidade titular da Universidade Lusófona no país, desde 2020.

Porque, como gosta de afirmar, juntos vamos mais longe, é membro da Direção da AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, que conta com cerca de 500 estabelecimentos associados, e representante do Ensino Particular e Cooperativo para o Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO, participando ativamente em conferências e publicações nas organizações das quais é membro – NAFSA, AIRC e ISEP.

A lusofonia assume grande importância para Teresa Damásio, na qual acredita e trabalha para fazer crescer, sendo membro do Conselho Geral da Câmara de Comércio Portugal Moçambique.

Teresa Damásio exerce uma cidadania ativa e comprometida com o seu país, sempre focada na boa governação e no ganho de bem-estar para todas e todos, assumindo um compromisso efetivo com a política desde a sua juventude. Enquanto 1ª Secretária da Mesa da Assembleia de Freguesia de Benfica, para a qual foi eleita pela primeira vez em 2009, garante a satisfação das necessidades dos seus fregueses com dedicação e afinco.

São muito os cargos partidários a que se tem dedicado em prol do bem comum, nomeadamente enquanto Deputada à Assembleia da República, Membro da Comissão Nacional do Partido Socialista, Membro da Comissão Política Nacional do Partido Socialista, Membro da Comissão Política Concelhia de Lisboa do Partido Socialista, Membro da Comissão Política da FAUL – Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista, Secretária Coordenadora da Secção de Ação Sectorial da Universidade Lusófona do Partido Socialista e Membro do Secretariado da Secção de Benfica do Partido Socialista.

Porque a igualdade de género é uma das causas que defende, assumiu igualmente a Presidência das Mulheres Socialistas da FAUL: Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista, bem como a Presidência da Comissão Política das Mulheres Socialistas.

Teresa Damásio é reconhecida internacionalmente pelo seu árduo e valioso trabalho em prol de Portugal, como o comprova a sua nomeação enquanto Embaixadora Portuguesa da Semana Europeia da Formação Profissional em 2019 e em 2020.

No seu percurso de liderança, fundou e dirigiu a DRIE – Direção de Relações Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo do Grupo Lusófona, pertencendo à sua administração e tendo sido responsável pela implementação de uma estratégia internacional em todos os campus internacionais da Universidade.

Teresa Damásio é advogada e professora, a nível internacional, há mais de 20 anos, assumindo um grande interesse pela educação superior e não-superior, e dedicando-se, igualmente, à investigação em capacity building e em políticas de brain gain, bem como em multiculturalismo e igualdade de género.

Licenciada em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, Teresa Damásio detém uma Pós-graduação em “Espaço Lusófono: Cultura, Economia e Política”, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É  mãe orgulhosa de três rapazes.

Teresa Damásio partilha o seu conhecimento em www.teresadamasio.com
direcao@realcolegio.pt | 21 757 19 57

Professora Doutora Maria da Conceição Soeiro

Professora Doutora Maria da Conceição Soeiro

Membro do Conselho de Administração da Real Academia de Portugal

Maria da Conceição Ferreira Soeiro licenciada em Biologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa doutorada em Educação pela Universidade Lusófona, autora de livros de Biologia, “Espreitar para a Vida” e “A Biologia na promoção da literacia científica”, responsável por alguns projectos de investigação, no âmbito da Biologia e da Saúde, ligados ao “Programa Ciência Viva” e da literacia científica no âmbito da sua tese de doutoramento. Promotora e dinamizadora de vários ciclos de Conferências e seminários no âmbito cientifico/cultural, oradora de encontros científicos na qualidade de Keynote Speaker.

Tem uma vasta experiência enquanto membro de conselhos de administração de entidades ligadas à educação do “Grupo Lusófona” e “Grupo Ensinus”