Atividades de Internacionalização

Erasmus +

O programa Erasmus+ tem como finalidade contribuir para a cooperação entre os países da União Europeia, assim como para o desenvolvimento educacional através da partilha de boas práticas e criação de produtos intelectuais.

O programa, lançado pela Comissão Europeia em 1987, visa a internacionalização do ensino e da formação de excelência na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação, o espírito empreendedor e promovendo a igualdade de oportunidades e a coesão social.

Os projetos multilaterais desenvolvidos no âmbito do programa Erasmus+ permitem partilhar experiências, elaborar novos conteúdos pedagógicos, apoiar a melhoria dos métodos de ensino e da gestão das escolas, contribuindo para o reforço da qualidade e da dimensão europeia na formação de professores.

O programa pretende, assim, consciencializar a comunidade educativa como um todo para a diversidade de culturas europeias, incentivar ao diálogo inter-religioso e à cooperação, impulsionando o recurso à digitalização e a uma economia plenamente verde.

O colégio tem neste momento 3 projetos Erasmus+ ativos a decorrer com escolas, ONGs e universidades europeias em países europeus como Itália, Espanha, Hungria, Letónia e Estónia. Os projetos ativos são os seguintes:

    1. Interactive and Inclusive Cultural Heritage | 2022-1-LV01-KA220-SCH-000087211
    2. Acreditação Erasmus+ | 2022-1-PT01-KA121-SCH-000066460
    3. Acreditação Erasmus+ | 2024-1-PT01-KA121-SCH-000221634

eTwinning

O Real Colégio é uma escola com o Selo Europeu de Qualidade eTwinning, que vem realçar a importância que o Real Colégio de Portugal tem vindo a desenvolver com os seus alunos e alunas em projetos no âmbito europeu que visam construir um mundo mais inclusivo, sustentável, apresentando práticas inovadoras e criativas à pedagogia.

Os projetos eTwinning são projetos europeus desenvolvidas com recurso à plataforma digital eTwinning, cujo objetivo é o de apoiar escolas na Europa a trabalhar em projetos colaborativos, apoiando os estudantes a ultrapassar os limites geográficos do seu país, para aprendizagens relacionadas com a maximização do impacto de direitos humanos, desenvolvimento social e pensamento crítico.

Estamos juntos e aprendemos em conjunto, inseridos numa comunidade europeia, uma vez que só assim poderemos trabalhar em cooperação e desenvolver um ensino de excelência!

×