Atividades de Internacionalização

Erasmus +

O programa Erasmus+ tem como finalidade contribuir para a cooperação entre os países da União Europeia, assim como para o desenvolvimento educacional através da partilha de boas práticas e criação de produtos intelectuais.

O programa, lançado pela Comissão Europeia em 1987, visa a internacionalização do ensino e da formação de excelência na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação, o espírito empreendedor e promovendo a igualdade de oportunidades e a coesão social.

Os projetos multilaterais desenvolvidos no âmbito do programa Erasmus+ permitem partilhar experiências, elaborar novos conteúdos pedagógicos, apoiar a melhoria dos métodos de ensino e da gestão das escolas, contribuindo para o reforço da qualidade e da dimensão europeia na formação de professores.

O programa pretende, assim, consciencializar a comunidade educativa como um todo para a diversidade de culturas europeias, incentivar ao diálogo inter-religioso e à cooperação, impulsionando o recurso à digitalização e a uma economia plenamente verde.

O colégio tem neste momento 6 projetos Erasmus+ ativos a decorrer com escolas, ONGs e universidades europeias em países europeus como Itália, Espanha, Turquia, Hungria, Croácia, Bélgica, Chipre, Bulgária e Áustria. Os projetos ativos são os seguintes:

1. From robotics to the ethics of technology: the new concept of human rights;
  2. Uma Escola Para a Cidadania Global;
  3. Many Cultures, One Planet;
  4. Prácticas inclusivas de enseñanza creativa e innovadora con TIC/TAC en escuelas de especial dificultad;
  5. Programming a green future – innovation, technology and research for fostering a sustainable development on an European level;
  6. GEN Z  – Remote Learning System to boost Information Literacy and Digital Content Creation at School.

eTwinning

O Real Colégio é uma escola com o Selo Europeu de Qualidade eTwinning, que vem realçar a importância que o Real Colégio de Portugal tem vindo a desenvolver com os seus alunos e alunas em projetos no âmbito europeu que visam construir um mundo mais inclusivo, sustentável, apresentando práticas inovadoras e criativas à pedagogia.

Os projetos eTwinning são projetos europeus desenvolvidas com recurso à plataforma digital eTwinning, cujo objetivo é o de apoiar escolas na Europa a trabalhar em projetos colaborativos, apoiando os estudantes a ultrapassar os limites geográficos do seu país, para aprendizagens relacionadas com a maximização do impacto de direitos humanos, desenvolvimento social e pensamento crítico.

Estamos juntos e aprendemos em conjunto, inseridos numa comunidade europeia, uma vez que só assim poderemos trabalhar em cooperação e desenvolver um ensino de excelência!

MOBILIDADES ERASMUS +