Projeto HortaTech

Projeto RetoTech

Os alunos e alunas do 5.º Ano desenvolveram o Projeto RetoTech em conjunto com os Professores de Ciências Naturais, Matemática e Educação Visual!

Este Projeto é uma iniciativa educativa da Fundação Endesa que tem como objetivo promover a criação de projetos educativos inovadores que transformem a educação dos jovens.

Esta iniciativa desafia os professores e os alunos a desenvolverem um projeto tecnológico que resolva alguma necessidade real do seu meio circundante, utilizando técnicas como a robótica para o efeito.

O Projeto dos alunos do Real Colégio de Portugal chama-se HortaTech e este foca-se em solucionar o problema de rega que temos na Horta do nosso colégio.

O RCP tem uma Horta fantástica, onde se plantam couves, morangos, coentros… mas a terra seca facilmente, pois estamos a atravessar um período de seca. Os alunos e os Professores decidiram então implementar um sistema de rega inteligente!

O Projeto RetoTech desenvolveu-se em três fases durante o ano letivo. Primeiro, os professores receberam formação focada nos três blocos do programa: formação tecnológica, iniciação à robótica com Bitbloq e desenho e impressão 3D. Em segundo, trabalho em sala de aula com os desafios colocados, que envolveram a participação direta dos alunos e alunas e onde o projeto começou a ganhar forma. E por último, a elaboração do Projeto Final.

Todos os trabalhos foram apresentados no dia 29 de maio no Festival Final RetoTech.

Os vencedores foram escolhidos de acordo com a originalidade, justificação, competência técnica e dimensão estética!

Não ganhámos, mas o que interessa é que participámos com um projeto incrível e com muito potencial!