“Interactive and Inclusive Cultural Heritage”

Projeto Erasmus+

A participação das nossas alunas e dos nossos alunos do 10º ano no projeto Erasmus+ “Interactive and Inclusive Cultural Heritage” ao longo do ano letivo 2022-2023, representou um enorme ganho para o seu enriquecimento humanista, cultural e linguístico.

Após a mobilidade dos países parceiros a Lisboa, com um programa de atividades organizado pelo Real Colégio de Portugal, foi a vez da equipa portuguesa ser recebida, juntamente com os restantes parceiros, em Daugavpills, a segunda maior cidade da Letónia, no mês de abril, e em Almeria, cidade costeira do sul de Espanha, no mês de maio.

Na Letónia, algumas das experiências e atividades em que participaram os nossos estudantes passaram pelo contacto com uma nova realidade escolar, gastronómica e climática, realizarem workshops artísticos acerca do tema dos marcos de Daugavpills, para além de uma abordagem ao tema da Inclusão, reunindo-se com um atleta paralímpico letão e participando num workshop sobre Inclusão com especialistas.

Visitaram a Galeria de Arte Martko Rotko Center e participaram num workshop criativo. Outras atividades interessantes e
enriquecedoras foram os jogos de caça ao tesouro através da aplicação ActionBound, a visita a uma oficina de barro, a visita ao Museu da Felicidade, em Indra, e ao Museu do Pão, em Anglona, conhecendo outras regiões para lá de Daugavpills. No Museu das Bonecas, os estudantes de todos os países parceiros vestiram-se com trajes de fantasia para realizar uma sessão fotográfica incrível!
Assim, a mobilidade à Letónia representou uma oportunidade única para todas e todos adquirirem novos conhecimentos e enriquecerem a sua visão cultural europeia.

A mobilidade a Almería, Espanha, foi outra experiência muito positiva que contou com diversas atividades desportivas e culturais ao ar livre: passeio e desportos aquáticos na praia de Cabo de Gata, uma viagem inesquecível à fortaleza muçulmana Alcazaba no centro histórico de Almeria, seguido de um dia passado em Granada, com uma visita ao palácio da Alhambra. Também participaram num jogo de caça ao tesouro para descobrirem o centro da cidade de Almeria, os seus principais monumentos e o Passeo Marítimo. Foi um jogo de ação especial, com muita fantasia e um toque de fábula, pois professores e estudantes usaram trajes de personagens de histórias como A Bela e o Monstro, Hércules, Branca de Neve, Shreck, Aladino, entre outros. Foi muito interessante e divertido. A mobilidade a Almeria contou com um acolhimento caloroso na escola IES Celia Viñas, com uma apresentação dos estudantes de uma coreografia, música tradicional espanhola e da dança “flamenco”. O tema da Inclusão continuou a ser explorado pelos alunos num interessante workshop colaborativo entre todas
as nacionalidades. Esta interessante viagem terminou com uma visita ao parque temático Oásis Mini Hollywood, onde muitos filmes norte-americanos passados no “Velho Oeste” foram rodados ao longo do século XX, com inúmeras reconstituições históricas de filmes de cowboys e do ambiente de um Saloon. Este parque possui, igualmente, uma parte zoológica com animais de vários ambientes, representando
uma experiência cultural e científica inesperada para todas e todos.

Esperamos continuar a aprender e a passar bons momentos juntos proporcionados pelas próximas mobilidades deste projeto no ano letivo 2023-2024, à Hungria e Estónia.

×