As Estórias Somos Nós

Semana da Leitura

A leitura faz-se presente nas nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta.

No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos envolvem, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade da ficção com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, a ler.

Muitas vezes, não nos damos conta disso.

Formar leitores é uma tarefa que deve começar antes mesmo da criança saber ler e estender-se por toda a vida escolar. Pensando nisto, o Colégio tem ativamente promovido formas de despertar nos nossos alunos o gosto pelos livros e pela leitura, proporcionando um convívio permanente com tudo o que possa potenciar nos alunos a vontade de ler.

Orgulhamo-nos por isso e queremos partilhar com a nossa comunidade educativa mais um evento realizado neste âmbito, da promoção da leitura, a SEMANA DA LEITURA 2023!

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, o nosso Colégio pretende participar na Semana da Leitura 2023 que irá decorrer de 27 a 31 de março, cujo lema será “As Estórias somos Nós…”

A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, que pretende dinamizar nas escolas, estimulando dinâmicas que evidenciem, nestas e nas comunidades em que elas se inserem, ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte. Esta iniciativa destina-se a incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades que promovam a leitura em contexto escolar.

Ao longo dessa semana vão decorrer várias actividades:

• Concurso de Leitura
  • Ler Comigo/Contigo (Hora do Conto)
  •  Hora de Dramatizar
  • Momentos de Leitura
  • Exposição de Trabalhos
  •  Espectáculos de Poesia
  • Participação de pais, familiares e amigos em sessões de leitura nas salas de aula
  • Decoração de espaços exteriores com poemas, citações, extratos de obras…
  •  Feira do livro
  • Encontro com autor

Desafio para Pais e Filhos:

No âmbito da Semana da Leitura, será promovido o Concurso «As Estórias Somos Nós…» que, mais uma vez, apela à imaginação e a um conjunto de competências muito diversificadas, enraizadas na transversalidade curricular e que se centrará, tal como esta edição da Semana da Leitura, na relação e na importância que a leitura tem nas nossas vidas, pedindo que em conjunto construam uma estória e que partilhem com as respetivas turmas. A melhor estória receberá um prémio e todas as estórias em conjunto serão compiladas e far-se-á um pequeno livro digital e será partilhado com toda a nossa comunidade educativa.

Gostaríamos também de poder contar convosco nas atividades da semana da leitura para:

• Lerem com o vosso filho uma pequena história, um poema ou um livro informativo de que ambos gostem (durante 5 a 10 minutos), ou
• Apresentarem aos alunos um livro que acharem apropriado ou contarem uma história com o apoio de um livro (durante 5 a 10 minutos).

Vamos celebrar a leitura… em todo o lado… contamos com a participação de  tod@s!