O Programa Happy Code no 1.º Ciclo

A Aposta na Literacia Digital Para os Mais Pequenos

No âmbito da parceria entre a Happy Code Lumiar e o Real Colégio de Portugal, os alunos do 3.º e 4.º anos estão a aprender a programar no Scratch 3.0, uma plataforma de programação por blocos. Os projetos dos alunos têm por base o tema da reciclagem, um dos problemas mundiais mais relevantes no contexto atual.

Os alunos estão já a criar um projeto no qual os jogadores devem recolher vários itens de lixo espalhados pelo ecrã e colocá-los nos ecopontos corretos.

Os alunos do 1.º e 2.º anos também estão desde o início do ano letivo a aprender a programar por blocos na aplicação Scratch Jr., uma aplicação mais intuitiva e simples, adequada para estas idades. Têm estado a trabalhar temas igualmente importantes relacionados com os oceanos e a poluição.