Fomos ao Lisboa Story Centre

Fomos Descobrir Mais Sobre Lisboa

Os nossos alunos e alunas do 5.º e 6.º ano foram na semana passada a uma visita de estudo ao Lisboa Story Centre!

Um dia em que tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Lisboa nos vários períodos da sua História, numa linha de atividades interativas e de “História ao Vivo”.

Situado no Terreiro do Paço, este equipamento interactivo que nos conta, do passado ao presente, os principais eventos da cidade. Erguida sobre as colinas banhadas pelo Tejo, e de olhos postos sobre o Oceano Atlântico, Lisboa é um fascinante mosaico de memórias, estórias e influências que ainda hoje marcam a paisagem urbana desta cidade única Os vários episódios que compõem a sua História e alguns dos seus protagonistas são agora apresentados no Lisboa Story Centre, onde todos os que visitam a capital portuguesa são convidados a realizar uma viagem no tempo e descobrir as memórias de Lisboa, desde a sua fundação até dias de hoje. Situado no Terreiro do Paço, este equipamento interactivo e de base tecnológica conta, do passado ao presente, os principais eventos da cidade.

De uma forma lúdica e interactiva, respeitando, porém, o rigor histórico, que uma cidade com o passado de Lisboa exige e merece, este centro de interpretação propicia ao visitante, através do sistema de audioguia, 60 minutos de uma viagem no tempo e no espaço, com apresentação de relatos e cenários dramáticos fiéis à época. O percurso da visita está organizado em seis núcleos fundamentais: Lisboa: Mitos e Realidades, onde se aborda o Rio, a Terra, o Mar, o Céu, Primórdios mitológicos, Colonizadores e conquistadores e as Muralhas da Cidade. Segue-se o núcleo Lisboa: Cidade Global, que apresenta a Cidade Cosmopolita, o Armazém do Mundo,

Para Além do Horizonte, o Padre Voador, a Cidade Magnificente, Morte e Política e a Igreja. Na secção dedicada ao 1 de Novembro de 1755, o dia de Todos os Santos é abordado o Terramoto e a cidade em ruínas, passando para o núcleo sobre a Visão de Pombal, que apresenta o Planeamento da Cidade Moderna no pós-terramoto e a Reconstrução da Cidade. E, por fim, o núcleo Terreiro do Paço, no qual é abordada a Praça: Política e Lazer.

O Terramoto de 1755 é apresentado num teatro de experiência imersiva que ninguém vai esquecer. A visita poderá ser complementada com a subida ao piso 1, onde o público poderá interagir com uma maqueta interactiva representativa do centro de Lisboa, que permitirá visualizar espacialmente acontecimentos escolhidos previamente, no local onde ocorreram.

Aproveite e partilhe esta experiência única!