O Museu da Música Mecânica

Uma Tarde Bem Passada na Companhia da Música

Os nossos alunos e alunas do 1.º e 2.º Ciclo foram conhecer o museu da música mecânica.

consiste numa caixa totalmente fechada, que pretende estabelecer um certo paralelismo com uma caixa de música. O alçado principal apresenta uma concavidade que traz à memória as campânulas dos fonógrafos e dos gramofones e assinala a entrada do edifício. O visitante terá então a oportunidade de entrar nessa grande “caixa de música”, viajar no tempo, explorar e ouvir com grande curiosidade centenas de instrumentos mecânicos, distribuídos por cinco galerias expositivas, dispostas em redor de um pátio central. Uma escadaria e o elevador conduzem-nos à sala documental, ao auditório com 70 lugares ou à sala multiusos. O arquiteto Miguel Marcelino é o autor do projeto.

O Museu da Música Mecânica foi inaugurado a 4 de outubro de 2016 no concelho de Palmela

A coleção do museu é constituída por mais de 600 peças que se movimentam por sistemas exclusivamente mecânicos, e que datam desde o final do séc. XVIII até à 1ª metade do séc. XX, todas em estado de funcionamento. Trata-se de uma coleção particular, reunida ao longo de uma vida pelo colecionador Luis Cangueiro e que é representativa de toda a música mecânica. As diversas tipologias distribuem-se pelos mais variados instrumentos, desde as mais antigas caixas de música de cilindro de madeira ou de metal às mais recentes e populares grafonolas. É um privilégio podermos ver, ouvir e sentir peças centenárias que poderemos interpretar como um sinal da vida do homem através dos tempos, a expressão da sua cultura, a manifestação livre do seu poder criador.

Uma visita que vale mesmo a pena fazer!