Competições Nacionais de Ciência | Aveiro

Alguns dos nossos alunos e alunas do 7.º, 8.º e 9.º ano foram até à Universidade de Aveiro participar nas Competições Nacionais de Ciência (CNC) 2022.

As Competições Nacionais de Ciência (CNC) são constituídas por um conjunto de doze competições, nas áreas de Matemática, Biologia, Geociências, Física, Química, Português, Inglês e Literacia Financeira, destinadas a jovens do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário.

As CNC têm como objetivos basilares ajudar a combater o insucesso escolar e promover o uso das tecnologias da informação e da comunicação.

Os alunos do Real Colégio de Portugal participaram em duas competições, na geo@NET e na FisQ, cujas provas têm por base as orientações programáticas do Ministério da Educação.

A competição geo@NET destina-se a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º, 8.º e 9.º ano de escolaridade) e é composta por conteúdos de Geociências, distribuídos por 15 níveis e com a duração de 20 minutos.

A FisQ é uma competição de Física e Química destinada a alunos do 9º ano de escolaridade. Está dividida em duas provas de 5 níveis cada: Física e Química e tem a duração total de 30 minutos.

As CNC também têm tido destaques internacionais nomeadamente, em 2009 e 2011, sendo consideradas pelos projetos europeus STELLA (Science Teaching in a Lifelong Learning Approach) e STENCIL (Science Teaching European Network for Creativity and Innovation in Learning) como um exemplo de boas práticas educativas.

Parabéns aos nossos alunos candidatos pelo seu brilhante desempenho!