Dembo Mané deu uma grande Palestra no RCP!

Dembo Mané é oriundo da Guiné-Bissau, Presidente da Associação de Estudantes do IPT e ISG – Guiné- Bissau, desenvolve algumas atividades junto das Associações Juvenis e Organizações Não-Governamentais, sendo ativista ambiental e membro da ONG Geração Verde.

Durante as últimas semanas tem estado a visitar vários colégios, escolas e Universidades do Grupo ENSINUS e também esteve no Real Colégio de Portugal com a Chefe dos Serviços de Administração Escolar e com a nossa Diretora Pedagógica, Dra. Sandra Cunha. Como tal, lançou-nos um desafio, falar sobre a educação ambiental e as dificuldades da sua implementação no seu país. Numa semana em que se assinalou o Dia da Terra, não poderíamos recusar este convite, que para nós foi uma grande honra e privilégio.

Dembo partilhou com os alunos e alunas do 11.º ano a sua experiência e falou-lhes de uma realidade completamente distinta, que até então para muitos de nós era desconhecida. Temas como a falta de saneamento básico e o fraco investimento por parte do Governo em assuntos desta instância leva a Guiné-Bissau a necessitar fazer uma grande transição em termos da educação ambiental. É crucial que a população tenha acesso a estes conhecimentos, que para nós são básicos, mas para os guineenses, o mesmo não acontece.

Por isso, este jovem e ativista representa a mudança de um país ainda em construção. O Real Colégio de Portugal não poderia estar mais orgulhoso de fazer parte da mudança e de incentivar mais jovens, como o Dembo, a promover a mudança para um mundo melhor e mais coeso, onde as questões ambientais devem ser uma preocupação.