O que é a Dislexia?

Mas afinal o que é a dislexia?
 
Muitos alunos e alunas sofrem de dislexia, mas sabe o que é? Pois, nós explicamos-lhe tudo!
 
A dislexia é uma disfunção neurológica, que se manifesta ao nível da dificuldade de aprendizagem da leitura, em pessoas com inteligência normal ou acima da média.
 
Esta dificuldade crónica não está relacionada com a qualidade do ensino, mas sim, uma base neurobiológica, com alterações na estrutura e funcionamento neurológico, e pode apresentar uma influência genética.
 
Quem sofre de dislexia apresenta geralmente dificuldade nos seguintes pontos:
 
  •  Distinguir letras;
  •  Formar palavras;
  •  Compreender o significado das palavras;
  • Disortografia.
 
A dislexia pode, consequentemente, levar a que o aluno tenha problemas académicos, emocionais e comportamentais, devido às dificuldades que apresentamos acima e que se podem revelar numa frustração que se traduza no comportamento do aluno ou aluna e na sua autoestima.
 
Caso o seu filho seja diagnosticado com dislexia deve procurar um psicólogo ou alguém que atue na área da educação especial e que, efetivamente, confirme este diagnóstico.
 
Com uma intervenção precoce conseguem ultrapassar-se cerca de 90% das dificuldades. Idealmente, o apoio deverá ter início antes da entrada no primeiro ciclo, para que a criança possa ter os pré-requisitos da aprendizagem da leitura.
 
Os alunos disléxicos têm direito a adequações na sala de aula e nos processos de avaliação, para que possam ter as mesmas oportunidades de sucesso.
 
Juntos Construímos um Futuro Mais Inclusivo