Uma Escola Para a Cidadania Global

O projeto “Uma Escola Para a Cidadania Global” (2020-2022) pretende responder à necessidade de formar um corpo docente capacitado para lidar com a riqueza multicultural do Real Colégio de Portugal (RCP), enquanto escola global do século XXI, onde estudam 86 alunos estrangeiros num total de 358 alunos.

Perante a pluralidade cultural identificada, é preciso capacitar dirigentes e corpo docente para a aprendizagem contínua sobre temas de multiculturalismo, de forma a responder in loco às seguintes necessidades:

1. Conhecer métodos diversificados de avaliação adaptada para alunos estrangeiros;

2. Explorar novas metodologias que permitam ultrapassar a barreira da língua nativa do aluno imigrante;

3. Compreender novas técnicas de comunicação intercultural que possibilitem interagir e respeitar a cultura do aluno;

4. Identificar sinais de situações de discriminação, implementado medidas para prevenir e responder ao sucedido quando necessário;

5. Aprender técnicas e metodologias de educação para a cidadania global, que promovam o diálogo intercultural de forma sustentada, de modo a incluir o aluno na turma;

Resultados esperados:

1. Melhoria de dinâmicas organizacionais e novas técnicas de gestão de sala-de-aula, nomeadamente:

(1) novos métodos de avaliação adaptada,

(2) novas técnicas de lecionar a matéria para alunos migrantes e;

(3) procedimentos de comunicação intercultural, que possibilitem gerir as dificuldades do não domínio da língua.

2. Reforço da política escolar no que concerne à representação democrática da interculturalidade, procedendo-se à revisão do regulamento interno e à criação de uma política intercultural.

Juntos Construímos o Futuro