Comunicado | 3.º Período

Consulte o Comunicado do Real Colégio de Portugal sobre a continuidade das atividades letivas no 3.º Período

COMUNICAÇÃO GERAL

REAL COLÉGIO DE PORTUGAL

9 de abril de 2020

3.º PERÍODO

Estimados Alunos, Pais e Encarregados de Educação,

No seguimento das nossas informações anteriores, vimos ao vosso contacto a propósito da situação que vivemos por força da infeção pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19.

Considerando o atual contexto e as recomendações dadas pelas autoridades competentes, o Real Colégio de Portugal deixará de ter aulas presenciais, neste ano letivo, de acordo com o comunicado do Conselho de Ministros de dia 9 de abril de 2020, excetuando, a possibilidade do 11º e 12º Ano ainda ter aulas presenciais.

No contexto atual em que vivemos, de uma epidemia impar nos tempos modernos, é fundamental que a Escola se comprometa a dar continuidade à sua missão com a mesma dedicação, empenho, resiliência e compromisso.

É com este espírito que o Real Colégio de Portugal avança para o 3º Período.

O principal objetivo que temos é minimizar o impacto que a situação excecional que vivemos possa representar para o ensino e para as aprendizagens dos nossos alunos. Tal como temos vindo a fazer até agora, queremos que os professores e educadoras continuem a acompanhar o desempenho escolar de cada um, sem exceção, fazendo tudo o que for necessário em prol do sucesso dos nossos alunos.

Em sintonia com as indicações do Ministério da Educação, daremos inicio ao 3º Período no dia 14 de abril, determinados a chegar a cada um dos nossos alunos, com a mesma qualidade e rigor.

Neste espírito, iremos manter os ritmos de trabalho e os horários iguais aos das aulas presenciais nos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, trabalhando com as plataformas “ZOOM”, “Classroom” e “Edmodo”. Estas são todas as plataformas que os alunos já dominam e que temos vindo a utilizar desde o início das aulas não presenciais.

No que se refere 1º Ciclo do Ensino Básico iremos enviar novos horários, de forma a que o ensino não presencial seja efetivo, mas obviamente de acordo com a autonomia e níveis se concentração de cada faixa etária neste ciclo. Vão existir momentos específicos de comunicação simultânea e bidirecional em grande grupo devidamente assinaladas no horário e utilizando a plataforma “ZOOM”. Portanto, o equivalente a uma vídeo aula ou vídeo conferência em que a turma toda participa. Também há para cada disciplina momentos de “Fórum de Dúvidas” e apoios com a disponibilidade online dos respetivos Professores para atendimento aos alunos.

Na Creche e Pré-Escolar também serão elaborados horários e atividades de acordo com as idades, com recurso à plataforma “ZOOM” para as atividades em grupo, de comunicação e interação síncrona.

De realçar que os acessos dos alunos a estes momentos e plataformas podem ser feitos através de qualquer dispositivo com ligação à Internet que permita enviar e receber som e vídeo. Por exemplo “tablet”, “smartphone”, computador pessoal ou outros.

Esta proposta de Horários para Ensino à Distância é suscetível de sofrer eventuais ajustes à medida que se avalia a eficácia da sua implementação ou sempre que se verifique necessário. Contamos com os vossos preciosos comentários ou sugestões, para em conjunto irmos construindo e tornando cada vez melhor esta nova realidade.

Conscientes de que existem muitas condicionantes para que tal seja possível (pais em teletrabalho, equipamentos informáticos partilhados em casa, irmãos em vários níveis de ensino, etc), delineámos uma estrutura que possa ir ao encontro do que pretendemos, mas também do que será viável em cada contexto familiar.

Iremos enviar comunicações especificas e detalhadas para cada ciclo e para cada valência, pois as estratégias adotadas pelo Colégio têm que ser ajustadas a cada nível de ensino e às suas especificidades.

Não deixaremos de ser escola. Só nos adaptaremos à nova realidade.

É tempo de cada um se desafiar, de nos reinventarmos e mostrarmos que tudo é possível desde que estejamos juntos e a trabalhar em Equipa.

Temos todos sido um exemplo de superação e uma demonstração de que nossa Comunidade Escolar continua viva e é um motivo de orgulho no contexto escolar nacional e internacional.

Desejamos a toda a nossa Comunidade Escolar uma época festiva em paz e fazemos votos de boa sorte para este próximo período letivo.