Desafio Bebras Portugal 2022

Prova Internacional de Pensamento Computacional

Já chegaram os resultados da Prova Internacional de Pensamento Computacional (Castor Informático, ou Bebras), um evento importante nesta área da informática, em que Portugal participou pelo quarto ano consecutivo. Nesta edição participaram cerca de 78 mil alunos de 502 escolas, distribuídas por todo o país!

Esta é uma das áreas que tem sido trabalhada na disciplina de TIC (programação), que engloba processos de raciocínio (decomposição, reconhecimento de padrões, abstração, algoritmia) usados para interpretar um problema e resolvê-lo, expressando as suas soluções de tal forma que um “computador” consiga reproduzi-las.

No Real Colégio Portugal a prova foi realizada pelo prof. Diogo Diniz, com 26 alunos, englobados no escalão Castores (3.º e 4.º anos), dos quais 23% tiveram resultados superiores a 75% dos participantes a nível nacional para o respetivo escalão. Na tabela abaixo apresentamos uma visão geral em termos da percentagem dos alunos que participaram e atingiram resultados significativos, por escalão.

EscalãoTop 1%Top10%Top25%Participantes
Castores (3.º e 4.º ano)0%8%15%26

No escalão Castores houve 4 alunos a pontuar no TOP 25% do seu escalão a nível nacional e 2 alunos no TOP 10% do seu escalão a nível nacional.

Independentemente dos resultados obtidos na prova, a participação dos alunos foi muito importante. Por terem representado o Colégio neste evento internacional, pela exposição dos alunos a este tipo de evento e iniciativas, pelo estímulo e entusiasmo investidos.

Os nossos alunos e alunas estão todos de parabéns!!!