Escola Virtual 360.º

Corporate Website Facebook Cover Photo min

Estamos a construir o modelo da necessária transformação educativa digital que o Real Colégio de Portugal está a construir há alguns meses, com o apoio dos parceiros Escola Virtual e Samsung para implementação no próximo ano letivo.

De acordo com os objetivos definidos defendemos a partilha de experiência de outras instituições que também já deram este passo e acreditamos que a melhor solução de implementação é a que permita a todos os alunos e professores trabalharem com o mesmo modelo de equipamento ou, no mínimo, com o mesmo sistema operativo e preferencialmente com a mesma marca.  A normalização do equipamento para todos em vez de soluções “bring your own device” tem comprovadamente benefícios pedagógicos de implementação, considerando que há aplicações específicas e torna-se importante os professores conhecerem o equipamento e o sistema operativo utilizado, estando inclusive prevista formação específica para o corpo docente do colégio. Adicionalmente fica simplificada a gestão da utilização em sala de aula / à distância e dos restantes processos tecnológicos e logísticos, nomeadamente relacionados com a assistência técnica e a possibilidade de empréstimo temporário aos alunos de equipamentos, geridos pela escola em eventuais avarias.

As vantagens deste projeto são inegáveis, começando pelas mais óbvias (ergonómicas, com a redução do peso das mochilas), passando pelas possibilidades que se abrem no que diz respeito à utilização de tecnologias educativas, com a maior motivação dos alunos e melhor preparação dos mesmos para o futuro, trabalhando-se os conteúdos dos programas curriculares e em simultâneo a cada vez mais importante literacia digital, tendo em conta o perfil traçado para o aluno do século XXI, e terminando na mais simples e otimizada transição entre o ensino presencial e o ensino online, sempre que se justificar ou em complemento.

Recomendarmos a compra do tablet, um equipamento económico com a garantia de qualidade da Samsung e que deverá ser utilizado essencialmente para fins educativos, no entanto, apresentamos uma segunda opção que visa a redução dos custos totais, um Pacote que integrará apenas a Escola Virtual + Manuais Digitais (Pacote B ). No pacote B, que não é incluída a aquisição de equipamento, a capa de proteção personalizada e os outros serviços de apoio associados, é recomendável que o aluno utilize um tablet android recente, devidamente atualizado, com espaço em disco suficiente para instalação dos manuais digitais,  com uma boa autonomia, que permita um trabalho contínuo durante várias horas diárias no Colégio e que seja, sublinhamos, preparado e utilizado essencialmente para fins educativos.

Pacote A:

• Licença anual institucional da Escola Virtual;
  • Tablet  Samsung Galaxy Tab A 10.1
  • Manuais Digitais do Grupo Porto Editora(os da Areal Editores, Porto Editora e Raiz Editora incluem a oferta do caderno de atividades digital), Grupo Leya e da Santillana, do respetivo ano de escolaridade/curso;
  • Capa de proteção do tablet*, personalizada para o Real Colégio de Portugal;
  • Apoio técnico da Samsung, com recolha e entrega do equipamentos adquiridos no colégio para eventuais reparações no centro de assistência técnica;
  • Tablets disponíveis para empréstimo temporário aos alunos, geridos pelo colégio, em eventuais dias sem acesso ao equipamento pessoal (enquanto aguardar, por exemplo, uma eventual reparação).

Características Tablet:

• Modelo Samsung Galaxy Tab A 10.1 Wi-Fi (32GB de Memória extensível com cartão de memória SD);
  • E-Manuais adotados: Manual em formato digital, deixando de ser necessária a aquisição dos manuais em papel, no caso da Areal Editore, Porto Editora e Raiz Editora, incluirá o caderno de atividades digital;
  • Escola Virtual,
  • Software de Comunicação entre Alunos e Docente e,
  • Anuidade dos serviços de segurança e gestão de dispositivos Knox, da Samsung, incluindo-se ainda os serviços adicionais de apoio ao cliente e assistência técnica.

Pacote B:

• Licença anual institucional da Escola Virtual;
  • Manuais Digitais (no caso dos da Areal Editores, Porto Editora e Raiz Editora incluirá o caderno de atividades digital) do Grupo Leya e da Santillana, do respetivo ano de escolaridade/curso.

Escola Virtual 360º – Real Colégio de Portugal –  Ano Letivo 2020/21 – Preços unitários por ano de escolaridade/curso

Ano de Escolaridade / Curso

12.º Ano LH

393,00 €