Ranking das Escolas | 4º Ano e 6º Ano do Ensino Básico '2013

O Real Colégio de Portugal é uma instituição de ensino totalmente vocacionada para a formação e desenvolvimento da criança desde a Aquisição de Marcha até ao 3º Ciclo do Ensino Básico.

Fundado em 1999, o Colégio está apetrechado com excelentes instalações pertencentes ao conjunto arquitetónico do Palácio dos Condes do Lumiar, e do Palácio do Pisani, espaços que foram totalmente remodelados e equipados de forma a responder a todas as necessidades e cuidados que o ensino da criança requer.

Desde o ano letivo 2010/2011 que funcionam, num espaço totalmente recuperado na Quinta do Pisani o 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.

O Colégio integra o Grupo Lusófona, o Maior projeto de ensino de língua Portuguesa presente com estabelecimentos de ensino e formação em Portugal e em todos os países de língua portuguesa.

O Real Colégio de Portugal é uma instituição de ensino privada, que pretende oferecer um ensino diferenciado, partindo do princípio que o processo de descoberta das coisas, dos outros e de si próprios deverá ser rigoroso e representar um desafio constante.

Considerando sempre a evolução e mutação da sociedade atual no seu contexto, o Colégio pretende-se exigente, acreditando que o equilíbrio entre o moderno e o antigo, a inovação e a tradição pode servir de base para criar atitudes e práticas conducentes à aquisição de saberes essenciais. Intenta-se assim que o Colégio seja aberto às dinâmicas de mudança, incentivando e agilizando mecanismos que visem a inovação de práticas pedagógicas, a maior motivação possível e o sucesso educativo das alunas e dos alunos.

No ano letivo transato realizaram-se pela primeira vez exames no quarto ano de escolaridade, tendo o Real Colégio obtido resultados bastante satisfatórios e acima da média nacional.

Classificação do Ranking Nacional – Real Colégio de Portugal – 4º Ano do 1º Ciclo

ranking 4nac newssite

Classificação do Ranking Nacional – Real Colégio de Portugal – 6º Ano do 2º Ciclo

ranking 6nac newssite

O Projeto Educativo do Real Colégio de Portugal é um projeto inclusivo, em que todas as crianças, mesmo aquelas que apresentam Necessidades Educativas Especiais se incluem com os demais nas atividades curriculares e recreativas, tendo o mesmo grau oportunidades e participação que os seus pares. É, igualmente, um Colégio multicultural, de aceitação e respeito, em que se assume uma postura pedagógica sem qualquer tipo de discriminação ou estigma multicultural. Aliam-se a estes valores a dedicação e vontade em proporcionar às alunas e aos alunos, cada vez melhores condições para que possam desenvolver um sólido espírito de cidadania autónoma, crítico e participativo.

Para além de todos os esforços em garantir às alunas e aos alunos um ensino de elevado nível e qualidade, desenvolvem-se diversas iniciativas fundamentais para a melhor preparação do futuro dos alunos, tais como participação em programas ligados à problemática do Desenvolvimento Sustentável, a participação no programa Eco-Escolas e Clube do Ambiente, a participação em Campeonatos de Matemática e Língua Portuguesa e de Empreendedorismo, entre muitas outros projetos e eventos.

O Real Colégio de Portugal tem dois projetos aprovados no âmbito do COMENIUS / Eramus+, e incorpora, na sua missão, os valores da Cidadania Europeia e do aprofundamento do Projeto Europeu.

Estas iniciativas têm como base desenvolver competências essenciais e fundamentais para desenvolver nas alunas e nos alunos do Real Colégio de Portugal, comportamentos, habilidades e competências que lhes permitam construir caminhos, encontrar oportunidades e para que sejam persistentes em alcançar as suas metas de vida, através de vivências, estudos e trocas de experiências.

Para além de atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo dos anos, o Real Colégio de Portugal disponibiliza no presente ano letivo um variadíssimo leque de opções extracurriculares que incluem atividades Desportivas, Criativas, Musicais e de Línguas.

A grande aposta para o presente ano letivo prende-se com o ensino das Línguas tendo sido criada uma Escola de Línguas onde são lecionadas a Língua Inglesa, Francesa, Espanhola, Chinesa e Alemã. Tendo cada língua certificação própria com as entidades competentes de cada área.

Este ano letivo 2013/2014, pelo segundo ano consecutivo o Real Colégio de Portugal irá realizar Cursos de Verão no Reino Unido.

Pretende-se proporcionar aos alunos:

• Uma experiência de imersão na cultura anglo-saxónica, não turística, em todas as suas vertentes: linguística, cultural, social, educacional e humana;
  • O desenvolvimento das competências comunicativas e estratégicas ao nível do OUVIR e FALAR;
  • A vivência e o desenvolvimento dos VALORES da autonomia, criatividade, responsabilidade, solidariedade e cidadania;
  • O encontro com jovens da mesma idade e de outras nacionalidades para promover a multiculturalidade;
  • A aceitação e o respeito pela diferença;
  • O desenvolvimento de atividades que promovam o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Todas estas iniciativas, juntamente com um ensino de rigor e qualidade nas áreas curriculares fundamentais, são essenciais para fomentar um espírito cada vez mais criativo, crítico e empreendedor, permitindo alcançar objetivos individuais muito precisos.

Neste âmbito, é natural que os bons resultados obtidos nas provas de 4.º e 6º Ano sejam uma consequência do empenho e dedicação de todos em alcançar sempre o maior dos sucessos. Todo este meritoso esforço surge seguramente de um trabalho conjunto que enobrece a Administração, a Direção Pedagógica, todos os colaboradores, os pais e principalmente as alunas e os alunos.

Deseja-se um ano letivo com mais e maiores sucessos para todos!