Como preparamos as Provas Finais

O Projeto Educativo do Real Colégio de Portugal contempla diversas formas de avaliar as alunas e os alunos integrando diferentes processos que promovem as aprendizagens.

Ao longo do ano são desenvolvidos projetos que impedem que a avaliação interna das alunas e dos alunos seja um processo de sucessão de notas de exames e testes considerando que há outras formas de avaliar.O nosso fundamento é que a avaliação interna deve ser preferencialmente formativa sem sacrificar a avaliação quantitativa interna e externa, uma vez que devem funcionar numa lógica de complementaridade, que se revela mais abrangente e enriquecedora.

As alunas e os alunos em final de ciclo estão sujeitos a avaliação externa nas disciplinas de Português e Matemática que é preparada ao longo de todo o ano.

No 4º Ano através de:

ü  Realização de fichas de avaliação com a mesma estrutura da prova final de ciclo;

ü  Correção das fichas de avaliação seguindo os critérios de correção gerais das provas de final de ciclo;

ü  Utilização dos recursos adequados e condições necessárias, durante as fichas de avaliação, iguais à realização das provas finais de ciclo;

ü  Sessões de “Study Time” (apoio ao estudo) nas férias de Natal e da Páscoa;

ü  Realização de simulações de exame: com entrada nominal na sala de aula, preenchimento de cabeçalho específico do enunciado da prova final (incluindo o número do Cartão de Cidadão).

Desde o mês de dezembro que se têm vindo a desenvolver no 4ºano diversos exercícios e provas-tipo relacionadas com as Provas Finais de Ciclo. Algumas delas foram realizadas em suporte informático e com caráter um pouco mais lúdico ainda que com questões relacionadas com as metas curriculares e de acordo com os programas de Português e Matemática.

Foram já realizadas 8 Provas-Tipo com preenchimento de cabeçalho e estrutura iguais às Provas Finais do 4ºano (4 de Matemática e 4 de Português). Também foram realizados até ao momento 12 Top Testes de Português e Matemática (Top Testes - livros de exercícios com matéria do 4ºano).

Durante a próxima semana, os alunos do 4º ano realizarão as últimas Provas-Tipo que servirão de revisão da matéria dada bem como as últimas preparações para a Prova-Final.      Pretende-se que realizem mais duas provas-tipo de Português e de Matemática, cumprindo todos os trâmites legais como nos dias das Provas finais.

No 6.º Ano através de:

ü  Sessões de “Study Time” (apoio ao estudo) nas férias de Natal e da Páscoa;

ü  Realização de simulações de exame: com entrada nominal na sala de aula, preenchimento de cabeçalho específico do enunciado da prova final (incluindo o número do Cartão de Cidadão), horário diferente do dia-a-dia escolar e vigilância por um professor de outra disciplina. No caso da disciplina de Matemática, a prova de simulação é constituída por dois cadernos diferentes e uso de máquina calculadora no tempo limitado.

No 9.º Ano através de:

ü  Reforço de 45 minutos semanais nas disciplinas de Português e Matemática;

ü  Existência de um banco de fichas de trabalho de revisão de conteúdos de ciclo, na disciplina de Matemática;

ü  Sessões de “Study Time” (apoio ao estudo) nas férias de Natal e da Páscoa;

ü  Realização de simulações de exame: com entrada nominal na sala de aula, preenchimento de cabeçalho específico na folha de resposta da prova final (incluindo o número do Cartão de Cidadão), horário diferente do dia-a-dia escolar e vigilância por um professor de outra disciplina. No caso da disciplina de Matemática, a prova de simulação é constituída por dois cadernos diferentes e uso de máquina calculadora no tempo limitado.

Calendário das últimas Simulações de Provas Finais de Ciclo:

4.º ANO

2ª FEIRA