Divulgação - Comissão Europeia aprovou Programa Operacional para a Região de Lisboa

 A Comissão Europeia aprovou dia 18 de dezembro, o Programa Operacional Regional de Lisboa (POR Lisboa 2020), para o período 2014 – 2020, ao abrigo do objetivo de investimento no crescimento e no emprego.

 

 

Com um montante global de FEDER e FSE cerca de 833 milhões de euros, o Programa Operacional de Lisboa 2014-2020 visa reforçar a competitividade regional, intensificando de forma muito marcante as apostas na inovação, na I&D e na diversificação e fortalecimento das PME, com vista à sua internacionalização e participação nos processos de crescimento e inovação.

O POR Lisboa tem como principal ambição contribuir de forma efetiva para a concretização dos objetivos da estratégia “Europa 2020”. Para tal apresenta um claro alinhamento entre a programação regional e os objetivos temáticos comuns definidos para a União Europeia. No período 2014-2020, os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) serão uma importante alavanca para a implementação de políticas regionais nos domínios da competitividade, da inclusão e da sustentabilidade. A sinergia entre os fundos comunitários, fundos nacionais e locais permitirá que a Região disponha de uma oferta de soluções adequadas aos desafios que se colocam à competitividade deste território.