Se não vai Maomé à montanha, vai a montanha a Maomé

Esta semana iniciou-se com a vinda do teatro ao nosso Colégio, fez-se representar com a peça do “Patinho feio”, uma história muito conhecida das nossas crianças, onde os valores da tolerância pela diferença estão bem patenteados. As autoras desta peça conseguiram, e muito bem, fazer as delícias das nossas e nossos mais pequenitos. Com esta atividade proporcionou-se uma interação bastante enriquecedora para todas as crianças presentes, houve até momentos em que pareciam ser eles os figurantes da peça. O facto de estarem no seu espaço de conforto possibilitou um à vontade para interagir, sem intimidação, com o desconhecido!!! Só vós podemos dizer que foram momentos muito divertido e ricos em vivências, pois todos os sentidos estiveram despertos para as novas aprendizagens, para além de que, mais uma vez, portaram-se fabulosamente bem!!! Estão todas e todos de parabéns!!!  

Nos restantes dias as aprendizagens estiveram ao rubro, na creche os bebés estiveram a finalizar alguns trabalhos que não tiveram tempo de acabar, relacionados ainda com as temáticas do esquema corporal e dos cinco sentidos.

No Pré-escolar, nas salas dos três anos, a cantoria foi uma constante, a canção da amiga “Gi” aprenderam, esta é uma personagem que vai acompanhá-los diariamente nas aprendizagens, nas diversas áreas Curriculares. A “Gi” é uma girafa muito simpática que todos os dias trás algo de novo para partilhar com as crianças, interagindo com elas nas canções, histórias, na arte…, com ela aprenderam outras canções, por exemplo sobre o corpo humano. Na matemática, estiveram a consolidar  a forma geométrica o “Círculo grande/pequeno” com a ajuda dos blocos lógicos. Com o jogo do “Cuisenair” exploraram as cores e os números até cinco, bem como a noção de comprido e curto. Na oficina da criatividade utilizaram várias técnicas desde a rasgagem, pintura com os dedos, com lápis de cera, colagem… Na área da leitura criativa, uma poesia sobre o outono estiveram a explorar. 

As meninas e meninos dos quatro anos, na área dos conhecimento do mundo, para melhor fazerem, a higiene corporal estiveram a aprender!! Na matemática fizeram sequências de cores e jogos com números!! Na leitura criativa, histórias foram ouvidas e recontadas!!

Na sala dos cinco anos, os cinco sentidos foram explorados. Na área das ciências estiveram a visualizar o modo como funciona o nosso estômago, realizaram uma experiência com o enchimento de balões, fizeram  bolinhas de sabão e sopraram numa palhinha, com isso aprenderam a importância que têm os pulmões e no final perceberam muito bem a importância destes órgãos. No matematicando adquiriram a noção dos números 4 e 5, bem como a sua quantidade, foram as bases para complementarem um trabalho que tiveram que realizar!!!

E assim se passou mais uma semana a voar, com vontade de que chegue a próxima para mais aprendizagens realizar!!! 

Prometemos voltar, para mais notícias vós dar!!! NÃO SE ESQUEÇAM… O HALLOWEEN ESTÁ A CHEGAR, ESTAMOS ANCIOSAS/OS PARA VERMOS AS VASSOURAS QUE ESTÃO A ELABORAR, temos a certeza que vão ser Mega giras e Super voadoras!!!

Divirtam-se… se possível tanto quanto nós!!!