Exames Nacionais | 4.º e 6.º ano

Neste ano letivo realizaram-se pela segunda e terceira vez, respetivamente, as Provas Finais de 4º e 6º Ano de escolaridade, tendo o Real Colégio obtido resultados bastante satisfatórios e acima da média nacional.

graficosexames

Orgulhamos-mos dos nossos resultados e continuamos a apostar cada vez mais no nosso Projeto Educativo.

O Projeto Educativo do Real Colégio de Portugal é um projeto inclusivo, em que todas as crianças, mesmo aquelas que apresentam Necessidades Educativas Especiais se incluem com os demais nas atividades curriculares e recreativas, tendo o mesmo grau oportunidades e participação que os seus pares. É igualmente um Colégio multicultural, de aceitação e respeito, em que se assume uma postura pedagógica sem qualquer tipo de discriminação ou estigma multicultural. Aliam-se a estes valores a dedicação e vontade em proporcionador aos alunos, cada vez melhores condições para que possam desenvolver um sólido espírito de cidadania autónoma, crítico e participativo.

Para além de todos os esforços em garantir aos alunos um ensino de elevado nível e qualidade, desenvolvem-se diversas iniciativas fundamentais para a melhor preparação do futuro dos alunos, tais como participação em programas ligados à problemática do ambiente, a participação no programa Eco-Escolas e Clube do Ambiente, a participação em Campeonatos de Matemática e Língua Portuguesa e de Empreendedorismo, entre muitas outros projetos e eventos. Estas iniciativas têm como base desenvolver competências essenciais e fundamentais para desenvolver nos alunos do Real Colégio de Portugal, comportamentos, habilidades e competências que lhes permitam construir caminhos, encontrar oportunidades e para que sejam persistentes em alcançar as suas metas de vida, através de vivências, estudos e trocas de experiências.

Para além de atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo dos anos, o Real Colégio de Portugal disponibilizou neste presente ano letivo um variadíssimo leque de opções extracurriculares que incluem atividades Desportivas, Criativas, Musicais e de Línguas.

A grande aposta para o presente ano letivo prendeu-se com o ensino das Línguas. Foi criada uma Escola de Línguas onde são lecionadas a Língua Inglesa, Francesa, Espanhola, Chinesa e Alemã. Cada língua lecionada tem certificação própria de entidades competentes de cada área. Este ano já temos alunos candidatos aos Exames de Cambridge nos níveis PET, KET e FLYERS a realizar nos meses de junho e julho e com vista à certificação.

Este ano letivo 2013/2014, pelo segundo ano consecutivo o Real colégio de Portugal irá realizar Cursos de Verão no Reino Unido. Uma experiência de imersão na cultura anglo-saxónica, não turística, em todas as suas vertentes: linguística, cultural, social, educacional e humana.

Participámos, com todo o mérito e dedicação no maior dos Projetos Internacionais “Programa Comenius”. O Real Colégio de Portugal é o representante português numa parceria multilateral Comenius que envolve a participação de mais oito parceiros de outros países: Polónia, França, Roménia, Reino Unido, Grécia, Turquia e Espanha.

O projeto denominado “My Town…My little Homeland in Europe”, tem a duração de dois anos letivos com início em setembro de 2013 e fim no mês de junho de 2015.

A participação neste projeto destina-se a promover os intercâmbios, a cooperação e a mobilidade entre os sistemas de ensino e a comunidade, permitem promover e divulgar as melhores práticas, partilhar experiências ou elaborar novos cursos ou conteúdos, apoiando a melhoria dos métodos pedagógicos e da gestão das escolas a contribuindo para o reforço da qualidade e a dimensão europeia da formação de professores.

Todas estas iniciativas, juntamente com um ensino de rigor e qualidade nas áreas curriculares fundamentais, são essenciais para fomentar um espírito cada vez mais criativo, crítico e empreendedor, permitindo alcançar objetivos individuais muito precisos.

Neste âmbito, é natural que os resultados obtidos nas provas sejam uma consequência do empenho e dedicação de todos em alcançar sempre o maior dos sucessos. Todo este meritoso esforço surge seguramente de um trabalho conjunto que enobrece a administração, todos os colaboradores, os pais e principalmente os alunos.

Deseja-se que o próximo ano letivo seja com mais e maiores sucessos para todos!