O Real Colégio de Portugal está participar no Projeto Europa Sustentável.

Esta ação é concebida e desenvolvida pela Science4you e trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia, promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, na qualidade de Organismo Intermediário do quadro da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia.

Este projeto visa sensibilizar alunos e alunas, de norte a sul do país, do 1º Ciclo do ensino básico ao ensino universitário, para questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável em geral, e a ação da União Europeia nesta área, em particular.

O nosso Colégio irá participar no Projeto Jornadas Ecológicas, cuja atividade visa despertar as alunas e os alunos para a ecologia e a gestão sustentável de recursos. Através desta atividade deverá ser dinamizada a criação de projetos ao nível de turma.

Desafio 1º Ciclo

Criação de um ecoponto, recorrendo a materiais reciclados e/ou reaproveitados. Poderão decorar estes ecopontos de forma original também com materiais reciclados e/ou reaproveitados.

Desafio 2º Ciclo

Elaboração de uma pequena horta ou estufa, elaborada numa zona comum da entidade à qual os alunos e as alunas pertencem. A Science4you disponibilizará um pequeno conjunto de sementes para a realização deste projeto, no entanto os participantes são livres de utilizar outras sementes ou técnicas de plantação.

Desafio 3º Ciclo

Implementação de práticas e/ou projetos relativos à utilização de meios de transporte amigos do ambiente. Desafiamos os alunos e as alunas do 3º ciclo a desenvolverem um projeto que tenha impacto ao nível da redução de emissões poluentes por parte dos transportes e que promovam a utilização de transportes alternativos e mais ecológicos. Este projeto poderá basear-se na simples prática de partilha de um automóvel até à criação de infraestruturas para a utilização de bicicletas.

A criatividade e originalidade das apresentações dos projetos será tida em consideração!

Contamos com a participação de todos… para que este projeto seja mais um sucesso dos alunos e das alunas do Real Colégio de Portugal!