Sessão Distrital - Parlamento dos Jovens

O nosso colégio encontra-se inscrito no Programa Parlamento do Jovens e participou, no passado dia 17 de março, na Sessão Distrital, do Ensino Básico, do Ciclo de Lisboa, no Salão Nobre do Palácio Nacional de Mafra.

Nesta sessão estiveram presentes vinte e uma escolas do distrito de Lisboa, de ensino público e privado, sendo que deste último constavam apenas seis colégios (Colégio Pedro Arrupe, Colégio de Alfragide, Colégio Santo André, Colégio José Álvaro Vidal, Escola Internacional de Torres Vedras e Real Colégio de Portugal) e contou, entre outros, com a presença da senhora deputada Joana Barata Lopes e do senhor Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Silva.   

Os alunos Francisco Mendes, 6º Ano, e João Pais, 8º Ano, apresentaram e defenderam em plenário o Projeto de Recomendação do nosso colégio assim como as medidas propostas sobre o tema “Drogas – Evitar e enfrentar as dependências”. Durante o debate na generalidade nenhuma das medidas apresentadas pelos nossos deputados foi criticada, tendo mesmo, na votação da generalidade, obtido uma das quatro melhores votações (16 votos), o que significa que o nosso projeto reunia condições para servir de base ao Projeto de Recomendação do círculo. 

Fazem parte dos objetivos deste programa, entre outros, educar os alunos para a cidadania, incentivar a reflexão e o debate sobre um tema e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político. A promoção de atividades com estas características concretiza os princípios do nosso Projeto Educativo, no qual a educação para a cidadania e a formação de futuros cidadãos ativos, conscientes usufruindo dos direitos da democracia são uma finalidade. 

Parabéns aos deputados que nos representaram, aos professores que os prepararam e a toda a comunidade educativa que diariamente acredita e colabora na formação dos nossos alunos.