Foi uma semana cheia de dinâmicas multidisciplinares!!

No dia vinte e um de janeiro realizou-se a Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens. Antes desta sessão, os alunos votaram na Lista que consideravam ter as medidas mais oportunas e nos seus representantes. Esta escolha foi feita através de votos secreto e da qual resultou o apuramento dos deputados à sessão escolar que se realizou às quinze horas. Após a entrada dos deputados para a Sessão Escolar, no Salão Nobre da Quinta do Pisani, deu-se início à sessão com a apresentação dos deputados eleitos, do Regimento do “Parlamento dos Jovens” para o ensino básico. Foram então debatidas as medidas das diferentes listas de modo a serem definidas as três medidas finais que farão parte do Projeto de Recomendação do Colégio e a sua justificação. Após esta escolha foram votados os deputados para representar o colégio na Sessão Distrital (Efetivos: João Pais, 8ºano e Francisco Mendes, 6º ano; Suplentes: Ana Carvalho, 5ºano e Adriana Oliveira, 6ºano) e escolhido o tema para ser debatido no programa “Parlamento dos Jovens” do próximo ano letivo.

Na quarta-feira, na disciplina de Educação para a Cidadania, das turmas do 6º e 7º ano, foi dinamizada sessão de prevenção ao consumo de tabaco, em colaboração com a professora Catarina Caetano. A sessão teve como objetivo dar a conhecer os efeitos decorrentes do consumo de tabaco na saúde e potenciar a construção de atitudes acerca do consumo através da encenação de personagens. Em Portugal, o pico de iniciação tabágica ocorre entre os 12 e 13 anos. A escola assume um papel privilegiado, permitindo atingir um elevado número de indivíduos em diferentes estágios de desenvolvimento (OMS, 1999). Estudos revelam que programas preventivos realizados na escola, estão cientificamente associados a uma diminuição ou retardamento do consumo (Botvin et al., 2003).

Na quinta-feira, realizou-se uma ação de formação de TAG Rugby no nosso colégio, durante a aula de Educação Física do 5º ano. Os alunos puderam ter um contato com esta modalidade realizando vários exercícios, nomeadamente exercícios placagens e quedas no nosso relvado e jogo no final da aula. Nesta ação estiveram presentes alguns técnicos e atletas do Rugby do Sport Lisboa e Benfica divulgando também a sua escolinha de rugby. Agradecemos toda a disponibilidade, esperando por novas iniciativas que são sempre pedagogicamente interessantes para os nossos alunos.

Na disciplina de Ciências Naturais, no 8.ºano, estão a estudar as Catástrofes Naturais. Os alunos deverão saber os cuidados a ter antes, durante e depois de uma catástrofe natural. A melhor maneira para aprenderem e não esquecerem é elaborar um plano de emergência da própria Escola. Foi o que a professora de Ciências Naturais propôs aos alunos da turma e que estes aceitaram com grande entusiasmo. Para tal, os alunos começaram por fazer as estimativas das distâncias, para depois, através de uma escala, desenharem a planta da escola no papel. Este projeto, que ainda está a decorrer, engloba as disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Matemática e Geografia.

Os alunos do 8º ano continuam, no laboratório, no âmbito da disciplina de Físico-Química, com o estudo das reações químicas. Esta semana estiveram a testar se sais diferentes têm a mesma solubilidade em água ou não.