Pelos estúdios da Eurosport

O início de tarde de sábado para os judocas do mês, foi bem animado.

O canal desportivo Eurosport, transmitiu para toda a Europa o Team Judo Challenge. O nosso Professor de Judo, Carlos Ramos é precisamente o comentador desta modalidade neste canal em Portugal. Daí surgiu o convite aos Reais judocas que nos meses anteriores, foram eleitos "Judocas do mês", para assistirem aos comentários do nosso professor, nos próprios estúdios da Eurosport em Lisboa.

Era um Campeonato muito importante, pois colocava frente a frente as equipas da Europa e da Ásia, que são as mais fortes do mundo. Adicionalmente, havia ainda o facto da nossa super campeã, Telma Monteiro ser a representante da Europa, na sua categoria de peso.

Antes de se iniciar a emissão, os jovens judocas tiveram a oportunidade de entrar na cabine do comentador, colocar  os auscultadores e ouvirem as instruções que eram dadas  pela Eurosport Internacional. Na memória ficavam frases como "Start program in 1 minute, start program in 5 seconds, 4, 3, 2, 1, start talking" . "Break in 5 seconds, 4, 3, 2, 1, stop talking. Back in 10 seconds..." . Começavam assim a perceber como funciona uma emissão em direto.

Após este primeiro contacto, os nossos judocas passaram à sala principal, ou seja onde as imagens vindas do exterior chegam, e depois são emitidas para as televisões de cada casa, com o som dos comentadores gravado em direto em cima dessas mesmas imagens. 

Ficaram fascinados com tanto botão das mesas de mistura e de tanta "confusão" de vários comentadores a falarem para os vários canais da Eurosport. 

O campeonato de judo , começou, e a nossa Telma mais uma vez ganhou, ajudando assim a equipa da Europa a derotar a sua congénere Asiática por um expressivo 10-4. 

Foi o final feliz, para uma tarde muito bem passada com a família e o Professor, nos estúdios da Eurosport.