Política Espacial Europeia e Investigação Espacial

No âmbito das disciplinas de Físico Química e Ciências Naturais, foi proposta à turma do 7ºano uma visita de estudo à “European Space Expo”. É uma exposição itinerante que mostra como certas aplicações espaciais se encaixam na vida quotidiana e que se encontrava em Portugal, Lisboa, no Terreiro do Paço. Este trabalho vai consistir no seguinte tema: “A Política Espacial e a Investigação Espacial”, direcionando mais para o trabalho europeu. 

A Política Espacial Europeia vem demonstrar que a Europa tem liderança a nível espacial, proporcionando à sociedade europeia um melhoramento na supervisão dos mares, na vigilância das fronteiras, na exploração do espaço e uma melhor acessibilidade ao mesmo por todos os países europeus.

A Política Espacial Europeia também se vai certificar de que as tecnologias espaciais europeias vão maximizar as vantagens para os cidadãos, como na telefonia, na televisão, nas previsões metereológicas e nos sistemas de orientação.

Com a Política Espacial vem a Investigação Espacial, que tem como objetivo, por meios espaciais, tais como Galileu, Egnos e Copernius, melhorar as condições dos transportes, da agricultura, da pesca, da gestão de emergências, da ajuda humanitária, etc.

A investigação Espacial também contribui para um melhor fuincionamento da cidade, transmitindo as notícias em direto e melhorando as previsões metereológicas.

Então, podemos concluir que a Política Espacial Europeia e a Investigação Espacial têm vindo a desenvolver a Europa, não só a nível espacial mas também a nível quotidiano, interferindo diretamente com a sociedade.

Ana Pereira, 7ºAno