Mais uma semana cheia de aprendizagens!!

Esta semana os alunos do 7º ano, no âmbito da disciplina de Físico-Química, foram visitar a “European Space Expo”, na Praça do Comércio em Lisboa, no dia 3 de dezembro. O desafio era dar a conhecer aos alunos a forma como o programa espacial europeu é utilizado para melhorar as nossas vidas e quais os atuais projetos em desenvolvimento. A “European Space Expo” é uma exposição que está em tournée que já passou por diferentes cidades europeias como Copenhaga, Bruxelas, Viena, Larnaca (Chipre), Londres, Madrid, Budapeste e Roma, entre outros e ainda pretende passar por várias outras ao longo de 2014. Está em Lisboa até 9 de dezembro e foi uma oportunidade inesquecível e enriquecedora como comprova o texto realizado por uma das alunas do 7º ano.

Estamos a preparar o Natal! Para além dos ensaios para a Festa de Natal, a decoração de Natal já se vê na Quinta do Pisani… Mas ainda nos falta uma árvore de Natal no exterior. Este desafio criativo foi lançado a todos os alunos do 2º e 3º ciclo, através da recolha de garrafas de plástico, e tornou-se, também, um desafio matemático. Esta tarefa é uma simples demonstração de como a matemática está sempre presente no nosso quotidiano, aproveitando alguns conhecimentos já adquiridos ao longo da vida académica dos alunos para determinar uma distância inacessível. Para a construção da árvore era necessário saber a altura do candeeiro do nosso colégio, que se encontra no pátio, para servir de tronco da árvore. Para tal, precisavam de ter alguns materiais para auxiliar nas medições, no entanto, só usaram uma fita métrica e um instrumento natural… o SOL. Recorrendo à semelhança de triângulos para determinar distâncias inacessíveis, os alunos do 7º ano mediram a sombra do candeeiro, a sua própria sombra e a sua própria altura. Com estas medidas já podiam efetuar todos os cálculos necessários para concretizarem o projeto. Para responder ao mesmo desafio, os alunos do 9º ano utilizaram o Teorema de Pitágoras e conhecendo a altura do candeeiro e o diâmetro pretendido para a árvore de natal descobriram que o valor da hipotenusa desse triângulo era igual ao comprimento de cada componente da árvore de Natal. Agora que está tudo pronto é só passar à construção da árvore!!

Esta semana também lançamos a nossa Real Campanha de Natal Solidário - “Achar querido não chega”. Trata-se de uma recolha de bens para o Banco do Bebé e contamos com toda a comunidade para a concretização deste projeto.