Uma metodologia ativa considera aluno como o agente principal na sua aprendizagem

No Real Colégio de Portugal propomos aos nossos alunos atividades para que eles próprios construam o seu conhecimento. 

Os alunos do 7º ano viveram uma semana cheia de atividades experimentais. Na disciplina de Ciências Naturais, foram ao laboratório construir os estratos do solo (em gesso e com cores diferentes cada um dos estratos) e “deixando” marcas em cada um (folha, pedras e conhas), para mais tarde identificarem a presença de fósseis o grau de fossilização e simularem o processo de erosão que permite esta observação. 

Na disciplina de Físico-Química, construíram o sistema solar à escala real, e utilizando as noções aprendidas de unidades de medida, colocaram, proporcionalmente, os planetas em diferentes pontos do colégio.

Na disciplina de Geografia, foram apresentadas Rosa-dos-ventos, com os pontos cardeais e colaterais, construídas com material reciclável e reutilizável. Uma combinação de conceitos científicos, princípios de educação ambiental, imaginação e criatividade.

Na disciplina de História, os alunos estão a ler uma peça de Teatro Grega sobre a qual realizarão um guião de leitura. De modo a reconhecerem melhor as diferenças e desigualdades da época, os rapazes estão a ler “Os Cavaleiros”, de Aristófanes, edições 70; e as raparigas estão a ler “As Mulheres que celebram a Tesmofórias”, de Aristófanes, edições 70. Através da promoção do gosto pela leitura, este intercâmbio de conclusões permitirá ilustrar mais eficazmente os conteúdos abordados na disciplina. 

O trabalho de competências que são transversais a todas as disciplinas de uma forma articulada produz resultados mais eficientes. Assim, na disciplina de Educação para a Cidadania em articulação com a disciplina de Português, os alunos do 2º e 3º ciclo já começaram a desenvolver a “Biblioteca de Turma”. Cada aluno trouxe um livro, que passou a fazer parte da biblioteca de turma, e que foi “requisitado” por um colega de turma. Após a leitura do livro, os alunos irão realizar uma ficha de leitura sobre o mesmo. 

Na disciplina de Educação Visual, os alunos do 2º e 3º ciclo estão a trabalhar a “Arte em Portugal”. Depois de terem investigado sobre as obras de arte de artistas portugueses e percebido o impacto e o reconhecimento de diferentes pinturas e esculturas criadas por portugueses no Mundo, os alunos estão a “Recriar as Obras de Arte”, com características personalizadas e individualizadas. Esta atividade, para além de promover o gosto pela arte nacional, concretiza um dos objetivos definidos no nosso projeto educativo.

Os nossos alunos também participaram em diversas atividades dinamizadas no colégio, no âmbito da Semana Global do Empreendedorismo.