“Teatro é arte, mas também sempre foi educação.” (Teatro Arte D’Encantar)

Foi uma semana cheia de atividades e diversão, todas promovendo diferentes aprendizagens.

Celebramos o S. Martinho! Os alunos interpretaram, nas aulas de Português, a Lenda de S. Martinho e escreveram algumas quadras sobre a temática, que constituíram um “Castanheiro Criativo”. Este castanheiro foi elaborado nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, e para o ano vamos fazê-lo crescer! O senhor das castanhas esteve no colégio e encheu de sabor o nosso S. Martinho.

Os alunos do 6.º ano recriaram, na aula de História e Geografia de Portugal, a Guerra Civil portuguesa, mas sem armas, lutando com as palavras. De um lado os liberais, liderados por D. Pedro e acompanhados pela D. Maria da Glória, do outro lado os absolutistas, liderados por D. Miguel e acompanhados por D. Carlota Joaquina. As duas fações defenderam bem as suas ideias mas, mais uma vez, os liberais ganharam a "batalha". Desta forma os alunos compreenderam as regras de um debate, os conteúdos programáticos sobre a Guerra Civil e a importância da palavra em vez das armas.

Os alunos do 2º Ciclo foram, na 2ª feira, no âmbito da disciplina de Português ao teatro. Assistiram à peça “Menina do Mar”, espetáculo teatral baseado na obra de Sophia de Mello Breyner, que reúne dois mundos tão diferentes, mas que no fundo acabam por se completar. Os objetivos foram atingidos pois os alunos conheceram o mundo poético de Sophia de Mello Breyner, através de uma obra que faz parte do Plano Nacional de Leitura português, recomendado para o estudo no 5º ano de escolaridade e tiveram a oportunidade de subir ao palco e participar da peça.

Ainda no âmbito da disciplina de Português, os alunos do 9º ano, assistiram à peça de teatro “Auto da Barca do Inferno”. Baseada numa das obras mais conhecida de Gil Vicente, intitulada pelo próprio como um “Auto De Moralidade” trata-se de uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI, abordada no currículo da disciplina no 9ºano. Através de um espetáculo divertido dominado por ritmo e comicidade, os alunos tiveram contacto com um conteúdo tão importante como é esta obra.

No dia 13 de novembro, realizou-se a primeira eliminatória das XXXII Olimpíadas Portuguesas de Matemática 2013/2014 e contou com a participação dos alunos do 2º e 3º ciclo. Os resultados serão conhecidos em breve. Boa sorte!

Esta semana foi cheia de momentos culturais e linguísticos, muito marcada pelo uso da língua Portuguesa, proporcionando aos discentes um maior conhecimento dos autores, da história, sabores e das tradições do nosso país. O nosso projeto educativo assume-se como responsável pelo desenvolvimento científico, cultural e social dos nossos alunos, sempre em colaboração com toda a comunidade educativa.