Balanço ano letivo 2012/2013

Exmos  Pais e Encarregados de Educação,

É com enorme honra que iremos partilhar com todos vós o balanço deste ano letivo que agora terminou. Foi um ano repleto de novos desafios e projetos que, com todo o mérito e a excelência de todos os envolvidos nesse processo, foram conquistados. Tal desígnio só foi possível alcançar com a participação de todos!!

A excelência de uma organização faz-se com base no investimento na qualidade dos serviços realizados, mas também na procura incansável de mecanismos que permitam avaliar de modo sistemático e coerente, da satisfação dos clientes, procurando sempre inovar, evoluir, no caminho da satisfação plena. O Real Colégio aposta nessa excelência com base na envolvência de todos no processo educativo, de um modo agradável, lúdico, criando laços de grande empatia e confiança entre direção, comunidade educativa, encarregados de educação e, claro está, todas as crianças que estão, no dia a dia, ao nosso cuidado.

Durante o ano letivo que agora termina houve um claro esforço no sentido de envolvência de todos no caminho que se pretende percorrer, sempre tendo em vista a formação de seres humanos preparados, mas também sensíveis, solidários, cientes de que a força nasce da união, da aceitação da diferença como valorização do grupo. Nesse sentido foram introduzidas algumas medidas e atividades, simples mas com propósitos bem concretos.

O início do ano letivo deu -se com as boas vindas a todos, foi então solicitado a todos os pais um portal, com mensagens de conforto, que permaneceu ao longo do ano em cada sala, pretendeu-se assim estabelecer uma relação afectiva entre pais e escola, de modo a promover uma adaptação tranquila das nossas crianças.

Este ano procedeu-se à introdução dos manuais, como reforço de atitudes positivas perante as aprendizagens, com o intuito de promover práticas inovadoras num ambiente securizante e criativo. Com a introdução dos respectivos manuais pretendeu-se contextualizar competências, desenvolver a imaginação, a participação, a ampliação e a consolidação das aprendizagens, sendo que, as diversas atividades propostas foram sempre pensadas, delineadas e planeadas de acordo com as Orientações Curriculares da Educação do Pré-Escolar.

O Projeto Educativo do nosso Colégio teve como génese a Real preocupação de proporcionar aos nossos meninos um ensino de Excelência, envolvendo atividades de enriquecimento curricular, em todas as áreas de desenvolvimento. Ao nível da Expressão plástica, em articulação com o Clube do Ambiente, participamos em projetos desafiantes, sendo que um deles consistiu na criação de um coração para o” Dia da Mãe” com base em materiais de desperdício. A dedicação e empenho de todos conduziu-nos à conquista do Primeiro lugar a nível nacional, este prémio levou-nos ao Programa da Praça da Alegria da RTP 1, onde tivemos o orgulho de poder apresentar a todos os Portugueses o excelente trabalho realizado pelos nosso meninos!!

Outro projecto em que participámos, não menos importante, de carater solidário, constituiu na decoração natalícia de uma Instituição dos Sem abrigo, também aqui houve a preocupação da utilização de materiais de desperdício. Assim, pretendemos incutir nos nossos meninos os valores da solidariedade, entreajuda, a motivação para a integração no nosso grupo, de quem realmente precisa, enaltecendo e dando Real ênfase à palavra amizade!!

O Pré-Escolar também participou no projeto “Royal Club Europe”, com a finalidade de promover novos conhecimentos relativamente à importância da União Europeia.

Com o ano letivo 2013/2014 quase a chegar prometemos continuar com toda esta dinâmica, sempre com base nos princípios que nos guiam, com a visão de uma excelência em métodos, estratégias, apostando na qualidade, com toda a nossa dedicação e empenho. O fruto do nosso trabalho é correspondente a um variado conjunto de indicadores, que medidos por todos vós permitem aferir da Real evolução de todas as crianças que frequentam esta instituição.

Podemos desde já afiançar que, temos novos desafios para abraçar!! Como tal, para que isso aconteça, precisamos da continuação do vosso voto de confiança em toda a Equipa que constitui o nosso Real Colégio. Agradecemos a toda a Comunidade Educativa a total disponibilidade demonstrada!! Todos juntos Construiremos, passo a passo, o Futuro de Excelência dos nossos meninos!