Divertir e Ensinar

O mês de julho e as “Reais Férias” passaram a correr. Ao longo destas 4 semanas os nossos participantes vivenciaram inúmeras experiências e atividades preparadas especialmente para os divertir e ensinar.

Nesta última semana estivemos numa divertida sessão de cinema na Universidade Lusófona, organizámos um workshop de dança, realizámos um workshop para os super-chef em culinária que contou com a visita da Inês Bragança, que nos ensinou muitas coisas sobre culinária e ajudou-nos a preparar um magnífico lanche para os nossos reais avós. Houve ainda a visita à Faculdade de Veterinária na Lusófona que permitiu aos nossos participantes desempenhar tarefas de veterinários por um dia. Terminámos em grande com a fantástica celebração do dia dos avós, cheia de bons momentos e convívio entre todos.

Os dias 24 e 26 de julho tiveram especial importância para as docentes do 1º CEB que estiveram na formação nacional sobre as novas Metas Curriculares de Matemática e Português.

Apesar da diversão das últimas semanas, o ano letivo que termina foi levado muito a sério por todos. O desempenho dos nossos alunos foi elevado na aprendizagem e no comportamento, sendo os resultados das provas finais de 4º ano um excelente indicador da dedicação e esforço de todos na obtenção dos melhores resultados. Congratulamo-nos por exemplo, com o facto da média dos nossos alunos na Prova de Matemática ser 25% superior à média nacional.

É também motivo de orgulho a nossa participação no programa Eco-Escolas, que apesar de ser um ano de estreia no colégio, concorremos a 3 projetos e obtivemos dois excelentes primeiros lugares, um para o “Nosso Coração Amarelo” feito pelos meninos do Pré-Escolar e outro no Concurso “Carro de Sonho” com o desenho do nosso Aluno Asdrúbal Calisto do 2º Ano. Conquistámos ainda um 2º lugar no concurso “Energia Solar” com o desenho do nosso Aluno Pedro Duque. Ainda no âmbito do programa Eco-Escolas fomos convidados a participar no programa “Praça da Alegria”, onde patenteámos as boas práticas ecológicas e educação ambiental que fomentamos no Colégio. Neste contexto ecológico, organizámos e dinamizámos o Clube do Ambiente, onde os nossos alunos experimentaram técnicas e métodos de transformação e reutilização de resíduos.

Participámos ao mais elevado nível nas Mini-Olimpiadas da Matemática, nos Jogos da Matemática e no Canguru Matemático, todas elas provas a nível nacional, em que os nossos alunos foram consagrados com um 1º e um 4º Lugar. Participámos no Desporto Escolar, competindo com outras escolas na categoria de Futsal, Xadrez e Corta-Mato. Revelaram ser experiências bastante gratificantes nestas áreas, bem como no espirito de equipa e companheirismo entre todos.

Este foi também um ano de várias campanhas de impacto social e ajuda aos que mais necessitam. No Natal fizemos uma campanha de recolha de donativos para o banco do Bebé e elaborámos decorações para o Jantar de Natal dos Sem-abrigo. No dia da Mulher realizou-se uma venda de flores cujas verbas angariadas reverteram para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Organizou-se uma recolha de leite, posteriormente entregue à Comunidade Vida e Paz, que procedeu à sua distribuição aos Sem-abrigo. Participámos no programa de voluntariado EntrAjuda, visando lançar sementes de participação cívica como forma de olhar o futuro com esperança, criando nas crianças e jovens a vontade de construírem um mundo mais justo e mais solidário no qual todos se preocupam uns com os outros e se mobilizam na realização de projetos com vista ao bem comum.

Também estimulámos o empreendedorismo, através da criação de um espaço de debate de ideias, “É desde cedo… que se é Empreendedor”, onde contámos com a presença de vários oradores convidados, mas também pela participação no projeto “Atelier Empreender Criança” promovido pela AIP.

Num contexto de sociedade global, realizámos uma semana da Europa durante a qual criamos o “Royal Club Europe” que terá continuidade para os próximos anos letivos. Estamos também orgulhosos com a aprovação da nossa proposta ao projeto internacional Comenius, principalmente porque foi a primeira vez que concorremos e porque que o grupo de propostas aprovadas é normalmente restrito.

Congratulamo-nos ainda com o elevado nível de qualificações do nosso corpo docente, que já contou este ano letivo com três docentes com grau de mestre, estando os restantes docentes em fase de conclusão dos seus mestrados.
Um balanço letivo tão positivo, permite fazer um generoso agradecimento a todos aqueles que fazem parte desta equipa, mas também àqueles que são convidados a participar nas diversas atividades promovidas. Uma saudação especial aos nossos alunos, na expectativa de um próximo ano letivo ainda de maior sucesso.