Canguru Matemático Sem Fronteiras

Estimados Encarregados de Educação,

No próximo dia 4 de abril, quinta-feira, pelas 14 horas, os nossos alunos do 2º ao 8º Ano do Ensino Básico irão participar no Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras.
A Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação de carácter internacional que reúne personalidades do mundo da matemática de 47 países. O seu objetivo é promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização anual do Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras, que terá lugar no mesmo dia em todos os países participantes. Pretende-se, deste modo, estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras atividades, tais como olimpíadas. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O Concurso "Canguru Matemático" contribui para a popularização e promoção da matemática nos jovens. O Concurso é para TODOS os alunos! Não existe uma seleção prévia.

Objetivos:

• Estimular o gosto e o estudo pela Matemática.
  • Atrair os alunos que têm receio da disciplina de Matemática, permitindo que estes descubram o lado lúdico da disciplina.
  • Tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.

O Concurso apresenta-se em oito categorias, das quais participamos em cinco, de acordo com as idades dos alunos:

• Categoria Mini-Escolar - nível I (para alunos do 2.º ano de escolaridade);
  • Categoria Mini-Escolar - nível II (para alunos do 3.º ano de escolaridade);
  • Categoria Mini-Escolar - nível III (para alunos do 4.º ano de escolaridade);
  • Categoria Escolar (para alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade);
  • Categoria Benjamim (para alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade);
  • Categoria Cadete (para alunos do 9.º ano de escolaridade);
  • Categoria Júnior (para alunos dos 10.º e 11.º anos de escolaridade);
  • Categoria Estudante (para alunos do 12.º ano de escolaridade).

As provas são individuais com duração de 1h30min. Não é permitido o uso de máquinas de calcular ou de computador. Os alunos respondem no enunciado da prova ou numa folha à parte a cerca de 30 questões de resposta múltipla com dificuldade crescente.

Desejamos a todos os participantes muita sorte!