GAMILearning – Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional

O Real Colégio de Portugal é uma das escolas parceiras do projeto de investigação GAMILearning – Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional (FCT-UTAP-ICDT/IVC-ESCT/0020/2014) aprovado no concurso da FCT de “Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico do Programa UT Austin|Portugal”. Desenvolver as dimensões crítica e participativa dos jovens face aos média, através da gamificação da experiência de aprendizagem constitui o principal objetivo.

O projeto, liderado pelo CICANT, centro de investigação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias conta ainda com a participação das Universidades de Aveiro e Austin-Texas e da SAPO-PT.

Com início em Maio de 2015 o projeto tem a duração de três anos. A Professora Doutora Conceição Costa, investigadora responsável, refere que o projeto se enquadra na Política Europeia e nacional de aumento da literacia mediática das crianças (e de todos os cidadãos), pretendendo dotá-las não só de competências de análise crítica e de produção dos média, mas também de competências socioculturais. Um dos principais desafios do projeto GAMILearning é ir para além da mera utilização de jogos na sala de aula: na verdade, vamos criar condições para que professores e alunos construam os seus próprios jogos, da mesma forma que realizam outras atividades de aprendizagem. Essa formação, pensada como uma unidade extra-curricular e sem custos para as Escolas piloto, vai tratar o tema da gestão das identidade(s) online e o que se pretende é que as crianças possam criar um jogo sobre o que aprenderam, da mesma forma que utilizam a oralidade, a escrita, as artes visuais ou a matemática. Qual o impacto na aprendizagem é o que se pretende investigar.

Um dos pontos fortes do consórcio GAMILearning resulta da combinação de uma equipa internacional de investigadores (ULHT, UAveiro e UT-Austin) com um parceiro da Indústria (PTC) que detém o SAPO Campus (do qual são membros aproximadamente 100 escolas em Portugal). O SAPO campus é uma rede social segura e privada onde será criada a rede “GAMIlearning” cujos membros serão os investigadores, docentes, alunos e familiares.

O projeto nas Escolas piloto arranca no ano letivo 2016/2017 mas a preparação já começou, e temos tido grande apoio e entusiasmo por parte das Escolas. A fase seguinte, e prévia ao trabalho de campo nas escolas, é envolvermos as famílias.