As múltiplas faces do Amor!!

Realizou-se também esta semana a 1ª etapa do ProbleMatizando. Os alunos do 3º ciclo realizaram as tarefas que constituíam a primeira fase do XIX Concurso Regional de Resolução de Problemas. Agora é tempo de aguardar os resultados e esperar pela 2ª fase.

No âmbito do concurso “Uma Aventura…”, dinamizado na disciplina de Português, foram esta semana submetidos os textos dos alunos do 2º e 3º ciclos. Mais uma vez, os nossos alunos responderam ao desafio lançado com textos variados e todos muito criativos.

Que o Amor tinha múltiplas facetas todos já sabíamos, o que conseguimos demonstrar que é possível fazer uma abordagem multidisciplinar deste tema. No dia 14 de Fevereiro celebrou-se o Dia de S. Valentim e os alunos do 2º e 3º ciclo descobriram que as disciplinas curriculares e não curriculares podem comemorar este data:

Na disciplina de Inglês, os alunos fizeram um concurso de leitura de poemas de amor escritos em língua inglesa e pesquisaram sobre os símbolos de S. Valentim e personalidades relacionadas com este dia.

Na disciplina de Espanhol, os alunos elaboram cartões de S. Valentim com mensagens escritas em língua espanhola relacionadas com amor e afetos.

Os alunos de Francês elaboram um cartaz “Les Couleurs de L’Amour”, onde constavam pequenas descrições alusivas à simbologia das cores, tudo isto foi escrito em língua Francesa.

Na disciplina de Físico-Química, os alunos construíram as moléculas da noradrenalina, adrenalina, dopamina e serotonina que são neurotransmissores, ou seja, moléculas biológicas responsáveis por todas as sensações dos apaixonados… Uma abordagem técnica, muito pouco romântica, mas muito interessante.

Na disciplina de Matemática foram expostos problemas matemáticos relacionados com o tema… Parece impossível, mas é verdade!

Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, os alunos elaboraram marcadores de livros dedicados ao tema. Algo criativo que poderia bem ser um presente a oferecer neste dia.

Na disciplina de Português, os alunos do 9º ano estão a estudar “Os Lusíadas” e descobriram que Luís de Camões também escreveu sobre Amor na sua obra. No Canto III de Os Lusíadas é relatado o assassinato de Inês de Castro, um trágico conto de amor e uma das mais conhecidas histórias de amor “Pedro e Inês”… “Estavas, linda Inês, posta em sossego, de teus anos colhendo doce fruito”.

Na disciplina de História os alunos ouviram a lenda de S. Valentim. O conceito de lenda e História foi mais uma vez abordado, mas o mais importante era que os nossos alunos aprendessem a importância do amor e da amizade.

“Não há educação sem amor” (Paulo Freire)