Gabinete de Psicologia

O Real Colégio de Portugal dispõe de um Gabinete de Psicologia com recurso a especialistas na infância e na adolescência, plenamente integrado na vida escolar, trabalhando com os professores, educadoras, auxiliares e famílias no acompanhamento e desenvolvimento dos alunos.

O psicólogo responsável está à disposição dos alunos e dos seus pais.

Na Creche e Pré-Escolar, colabora com a directora pedagógica e com as educadoras, na deteção precoce de possíveis problemas de aprendizagem, estabelecendo as medidas oportunas para a sua correcção, responsabilizando-se pelo seguimento dos mesmos.

No Ensino Básico, nomeadamente no 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, participa ativamente nas reuniões de coordenação, com a administração, com os diretores pedagógicos, junto dos professores, responsabilizando-se pelos casos que considere dever intervir com medidas de apoio.

No Ensino Secundário, participa ativamente nas reuniões de coordenação, com a administração, com os diretores pedagógicos, junto dos professores, responsabilizando-se pelos casos que considere dever intervir com medidas de apoio.

O Gabinete de Psicologia do Real Colégio de Portugal, centrado no lema do Grupo Lusófona, construir mais e melhor futuro, pretende incutir desde logo nos estudantes do colégio o gosto pela utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, para promover e facilitar a expressão e comunicação de ideias, bem como a estimulação de áreas do funcionamento cognitivo, de relevância indiscutível, para uma melhor aprendizagem.

Foi neste sentido que, em trabalho pioneiro com crianças, em Portugal, se estabeleceu uma parceria entre o Real Colégio de Portugal|Gabinete de Psicologia e a Fundación INTRAS de Valladolid. Desde os finais de 2011 está a ser desenvolvido, junto de alunos entre o 2º e o 7º ano, um estudo de estimulação cognitiva computorizado. Pretende confirmar-se, não só a relevância da estimulação cognitiva na população infantil, como as repercussões significativas na potenciação do processo de aprendizagem.

Psicólogo Responsável
Dr. Bruno Braz 
CP N.º 11644