Espanhol

¿Habla Español?

O castelhano ou espanhol (como é muitas vezes referido) é a segunda língua nativa mais falada no mundo. A língua castelhana é cada vez mais popular em Portugal, sendo muitas vezes a escolha como segunda língua estrangeira. A semelhança com a língua portuguesa e a proximidade do país torna-a bastante atrativa para os portugueses. Além da utilidade da língua castelhana no mundo do lazer e das viagens, a crescente importância do espanhol no mercado laboral também tem contribuído para o aumento de aprendentes da língua.

Se atentamos na lista mundial de línguas mais faladas, verifica-se que o espanhol figura na segunda, terceira ou quarta posição segundo a fonte consultada (os censos da Índia e América do Sul variam muito segundo o organismo consultado), ficando, todavia, claro, que, em importância, ocupa a segunda posição atrás do inglês, com quase quatrocentos milhões de falantes nativos.

Embora o castelhano seja uma língua principalmente americana, é falada nos seis “continentes”, embora em alguns de forma quase residual:

E, nos tempos que correm, mostra-se necessário, dir-se-ia, imprescindível, o conhecimento (falado e escrito) de línguas não nativas.

E essa necessidade manifesta-se de várias formas e em vários sectores de actividade:

– E em primeira linha, por razões de proximidade, porque se trata do único país com o qual Portugal tem fronteiras terrestres, mostra-se necessário, nomeadamente, nos contactos dos residentes raianos, o conhecimento desta língua.

– Associado às dificuldades económicas e financeiras do país, com o consequente aumento do desemprego, verifica-se que um, cada vez maior, número de pessoas se vê obrigado a emigrar, quer para tirar cursos académicos, quer para o exercício de atividades profissionais.

Com efeito, é de conhecimento público, que, nos últimos anos, por força do numerus clausus nas nossas Universidades, muitos estudantes portugueses têm vindo a optar pelo país vizinho para tirar os cursos académicos, nomeadamente, medicina.

No Real Colégio de Portugal os alunos aprendem espanhol de uma forma dinâmica, divertida e prática onde há a preocupação constante de criar motivação pelo conhecimento da cultura e dos costumes dos países de língua espanhola.

Professor Responsável:

Gerard Rebassa