Alemão

Sprechen Sie Deutsch?

O alemão é uma das principais línguas utilizadas, não só na área da ciência, pesquisa e tecnologia, mas também no âmbito da cultura e do turismo ela se mostra importante.

O alemão é uma das línguas estrangeiras mais populares em todo o mundo. A língua alemã é também uma das preferidas por estudantes secundários e universitários. O alemão é a língua mais falada na União Europeia mas a maioria são falantes nativos. Serão cerca de 100 milhões de pessoas, ou um quarto dos europeus, que têm o alemão como língua materna.

De notar, ainda, que o alemão clássico é muito difundido nos meios intelectuais e académicos deste país. 

Com efeito, o alemão é falado principalmente na Alemanha, Áustria e Liechtenstein, na maior parte da Suíça, no Luxemburgo, na região italiana do Tirol Meridional, no voivodato polaco de Oppeln, em algumas comunas dos cantões orientais da Bélgica, em partes da Roménia, nas regiões francesas da Alsácia e Lorena e numa pequena área no sul da Dinamarca. Há, ainda, outras regiões no Mundo, embora não tão representativas, onde se fala a língua alemã, nomeadamente, na América Latina e EUA.

Ora, nos tempos que correm, mostra-se necessário, dir-se-ia, imprescindível, o conhecimento (falado e escrito) de línguas não nativas.

E, no que concerne à língua alemã, essa necessidade manifesta-se, nomeadamente, no mundo do trabalho.

É que, associado às dificuldades económicas e financeiras do país, com o consequente aumento do desemprego, verifica-se que um, cada vez maior, número de pessoas se vê obrigado a emigrar, quer para tirar cursos académicos, quer para o exercício de atividades profissionais.

E, a Alemanha e os países/regiões onde se fala alemão, são, no espaço da União Europeia, os países economicamente mais apelativos, para trabalhar.

No Real Colégio de Portugal os alunos aprendem alemão de uma forma dinâmica, divertida e prática onde há a preocupação constante de criar motivação pelo conhecimento da cultura e dos costumes dos países de língua alemã.