Está de Volta! Ideais Que Mudam o Mundo | 2.ª Edição

 

A inovação, o empreendedorismo e a solidariedade fazem parte do nosso ADN educativo. Assumimos desde há muito potenciar e incentivar a criatividade, a inovação e a capacidade de resolução de problemas através do desenvolvimento de um espírito solidário e empreendedor nos(as) alunos(as) do Real Colégio de Portugal.

Esta vontade de inovar e fazer diferente tornou-se ainda maior com a criação do nosso Laboratório de Empreendedorismo e Educação Financeira, que pretende desafiar a cada momento as nossas Crianças/Jovens para novos Desafios.


Neste sentido, iremos promover a 2.ª Edição do projeto "Ideias Que Mudam o Mundo", que engloba as turmas do 4º Ano ao 12º Ano.

Este projeto integra duas fases:

primeira fase, a desenvolver a partir da semana de 13 de janeiro, consiste na:

- Criação de uma ideia de negócio, preferencialmente na área do empreendedorismo social (individual ou em equipa);


- Constituição da equipa dentro da turma, caso assim o pretendam;


- Desenvolvimento da ideia de negócio (fase de benchmark e focus group);


- Criação do modelo de negócio;


- Criação e desenvolvimento do cartaz e pitch de apresentação do negócio (5 minutos);


Apresentação do pitch para os colegas e para os professores de ITIC e LEEF, em que terão notas do monopólio para que, caso o entendam, invistam nas ideias de negócio dos colegas na semana de 17 de fevereiro.

Todos os professores irão apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio, preferencialmente na área do empreendedorismo social, que integrem conteúdos a trabalhar no ano e no curso em causa.


Nesta fase serão apuradas em Round Pitch as três ideias que obtiveram maior apoio/investimento por parte dos colegas da turma, a decorrer nas aulas de ITIC e LEEF.

segunda fase do projeto consiste na:

- Dinamização de um "Pitch Day" entre as três ideias de negócio apuradas em cada turma, em que apresentarão as ideias de negócios que desenvolveram no dia 04 de março.

Serão dados 5 minutos por startup para a apresentação do seu pitch, sendo no final apurado o Top 6 das Ideias que mudam o Mundo do Real Colégio de Portugal por um jurí de professores.

4º + 5º + 6º = apuramento de 2


7º + 8º + 9º = apuramento de 2


10º + 11º + 12º = apuramento de 2


Final: apuramento do Top 6

- Gala Final "Ideias Que Mudam o Mundo, no dia 18 de março, pelas 14h:

Visita de um júri convidado de profissionais da área à exposição das ideias de negócio, com possibilidade de falarem com as equipas de cada uma;

Pitch session do Top 6, com 5 minutos de pitch para cada ideia de negócio e 10 minutos para perguntas do júri convidado a cada equipa;

Seleção das três ideias com maior potencial para o futuro.

- Exposição no corredor dos cartazes com as 33 ideias semifinalistas a concurso durante a última semana de aulas.


Contamos com as ideias de TOD@S!